CSN Mineração (CMIN3) está à venda? IPO à vista? CVM encosta a CSN (CSNA3) na parede e siderúrgica diz qual é o futuro do negócio

Author:


A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) encostou a CSN (CSNA3) na parede e a siderúrgica precisou se explicar sobre uma série de questões que envolvem o futuro da empresa e que surgiram na esteira do CSN Day — entre elas, a possibilidade da venda de 30% da CSN Mineração (CMIN3)

A CSN negou que realiza estudo para se desfazer de uma fração da unidade e informou que a teleconferência tratou a transação apenas como uma hipótese de liquidez.

“No que se refere à possibilidade de venda de 30% da CSN Mineração S.A. não há até o momento qualquer estudo sendo realizado internamente tendo por objeto referida possível operação, ou sequer aprovação societária, não se tratando de fato relevante”, disse a CSN na explicação para a CVM.

“Além disso, durante a teleconferência foi esclarecido expressamente não haver intenção em realizar a venda de 30% da CSN Mineração S.A., configurando-se apenas como uma hipótese de liquidez, sem prejuízo de a companhia explorar oportunidades estratégicas”, completou. 

A CSN vai dobrar de tamanho?

A CSN também precisou se explicar para a xerife do mercado de capitais sobre os planos de expansão para os próximos anos.

Segundo a companhia, as declarações do diretor comercial, Luis Martinez, sobre o crescimento “chegar a 10%” diz respeito a “estimativas pessoais do executivo, baseadas em métricas gerenciais simplificadas que a companhia não utiliza em suas divulgações para o mercado”.

No que diz respeito à possibilidade de a CSN dobrar de tamanho nos próximos quatro anos, a empresa diz que o fato relevante com novas projeções já continha um estudo de sensibilidade informando que “a depender das variáveis, a CSN poderia atingir Ebitda de até R$ 37,6 bilhões em 2028, ou seja, mais do que dobrando em relação aos últimos 12 meses”.

IBOVESPA FEZ 1 ANO DE CDI EM 30 DIAS: AÇÃO DE BANCO PODE SURFAR RALI DA BOLSA E SUBIR ATÉ 87%; VEJA

IPO vem aí?

A CSN também detalhou os planos de futuras ofertas públicas de ações (IPOs) — no Investor Day, o grupo sinalizou que pode realizar cinco IPOs no médio e longo prazos.

A siderúrgica afirma que tal informação já havia sido compartilhada no CSN Day de 2022 e está em linha com a estratégia já implementada com o IPO da CSN Mineração, “sem qualquer concretude que justifique a divulgação de fato relevante”.



Source link

Leave a Reply