Avançar para o conteúdo

Ótima notícia! Presidente Lula faz análise do novo salário mínimo para 2025; Valor surpreende trabalhadores

Arte B — 970x250
Só restam 3 vagas
Aumente suas
chances de ser chamado.
Reestruturamos seu currículo para passar nos filtros ATS, Gupy e LinkedIn.
+500 clientes em 2026
Quero minha análise
Resposta em 1h · Sem compromisso


No início deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto para aumentar o salário mínimo dos trabalhadores brasileiros. Trata-se de um aumento de 7,7% em relação ao ano anterior, e havia grandes expectativas para os salários em 2025.

Na última atualização, o salário mínimo passou de R$ 1.320 para R$ 1.412, representando um aumento de 92 reais. Esse reajuste, acima da inflação e mais expressivo do que o habitual, teve impacto positivo no poder de compra.

Qual será o salário mínimo em 2025?

A determinação do salário mínimo no Brasil segue uma fórmula que leva em conta o crescimento econômico do país e a inflação do ano anterior. Por isso, quem define essa fórmula é o governo federal, que é a base para o reajuste do salário mínimo todos os anos.

O salário mínimo em 2023 foi fixado em R$ 1.320, refletindo um aumento de R$ 108 em relação ao ano anterior (2022). Por isso, esse reajuste é feito anualmente e leva em conta as variações da inflação e o desempenho da economia nacional.

Arte A — 300x250
Só restam 3 vagas
Cansado de
não ser chamado
para entrevistas?
Reestruturamos seu currículo
para passar nos filtros ATS, Gupy e LinkedIn.
+500 clientes satisfeitos em 2026
Quero ser chamado
Resposta em até 1h · Sem compromisso
Consultoria de Recolocação · (16) 99126-8411

Portanto, a determinação do salário mínimo em 2025 dependerá da situação econômica do país até lá, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a taxa de inflação do ano anterior. Portanto, é difícil prever o valor exato sem informações sobre economias futuras, mas até 1.500 reais podem ser esperados.

O impacto do salário mínimo no CadÚnico

Até 2025, o salário mínimo deve chegar a R$ 1.500. Isso significa que o governo também vai alterar os valores de renda usados para identificar as famílias de baixa renda no Cadastro Único (CadÚnico). Atualmente, o CadÚnico considera famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo ou família com renda total de até três salários mínimos.

Arte B — 300x250
Só restam 3 vagas
Aumente suas
chances de ser
chamado para entrevistas.
Reestruturamos seu currículo para passar nos filtros ATS, Gupy e LinkedIn.
+500 clientes satisfeitos em 2026
Quero minha análise
Resposta em até 1h · Sem compromisso
Consultoria de Recolocação · (16) 99126-8411

No entanto, com os novos valores, esses números vão mudar. O CadÚnico só aceita famílias com renda mensal de até 750 reais per capita ou com renda total de até 4.500 reais. Em suma, essa mudança é importante para que o programa continue apoiando as famílias mais necessitadas e identificando aquelas em situação de vulnerabilidade social.



Source link