
O dia 1º de abril é conhecido mundialmente como o Dia da Mentira, data em que surgem brincadeiras, mentiras e até piadas, seja em grupos de amigos, famílias ou no trabalho. Mas, afinal, por que o dia 1º de abril é considerado o Dia da Mentira?
Historiadores apontam que a data surgiu em 1564, no século 16, na França. Naquela época, para os franceses, o ano começava no dia 1º de abril, seguindo o calendário juliano.
Após a adoção do calendário gregoriano, instituído pelo Papa Gegrório XIII, o Rei Carlos IX resolveu mudar a comemoração de ano novo para o dia 1º de janeiro. O que não agradou e fez com que a data se tornasse uma piada no país.
Os que resistiram à mudança começaram a ser conhecidos como “bobos de abril”. Inclusive, eles recebiam convites de eventos e festas que não iam acontecer e até mesmo presentes, como se fosse aniversário, e desde então o dia ficou conhecido como Dia da Mentira.
1º de abril no Brasil
No Brasil, o Dia da Mentira se popularizou no século 19. Em 1928, o jornal mineiro “A Mentira” colocou na capa de sua primeira edição, em 1º de abril, a morte de Dom Pedro I, o que gerou extrema comoção, mas logo a notícia foi desmentida.
Fontes históricas indicam que Dom Pedro I teria achado graça da situação e feito divagações filosóficas sobre a vida ao saber da notícia. Ele faleceu seis anos depois, em 24 de setembro de 1834.
Dia da Mentira é feriado?
Apesar da grande repercussão da data, o Dia da Mentira não é considerado feriado no Brasil. Órgãos públicos, escolas e empresas funcionam em horário normal.
SAIBA MAIS
Prefeitura no interior de São Paulo abre concurso público com 7 vagas
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quais filmes Fernanda citou no BBB 24? Confira lista