Infecção polimicrobiana: Entenda a doença que afeta o papa Francisco

Author:


Nesta segunda-feira (17), o Vaticano divulgou que o Papa Francisco foi diagnosticado com uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. A condição clínica do pontífice, que tem 88 anos, é considerada “complexa”.

O Papa Francisco foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, na sexta-feira (14), para tratamento e realização de exames devido a sintomas de bronquite. A Santa Sé informou que, devido à complexidade do quadro, não há previsão de alta para o papa. – confira o boletim emitido.

O que é a infecção polimicrobiana?

Infecção polimicrobiana é uma condição caracterizada pela presença de pelo menos dois tipos diferentes de microrganismos, como vírus, bactérias, fungos ou parasitas, atuando em conjunto. O termo não descreve a causa específica da infecção, mas indica que mais de um agente infeccioso está envolvido – por isso o termo “poli”.

De acordo com um artigo publicado pela revista Lancet, em 2005, essa situação ocorre quando a presença de um microrganismo cria um ambiente favorável para a proliferação de outros. Por exemplo, quando um vírus respiratório (como o da gripe ou influenza) danifica o epitélio respiratório, o que facilita a adesão de bactérias e torna o local mais vulnerável a infecções adicionais.

De acordo com o estudo, infecções polimicrobianas são geralmente graves, podendo ser tanto agudas quanto crônicas, e apresentam desafios para o diagnóstico e tratamento. Embora infecções bacterianas possam ser tratadas com antibióticos, as infecções virais não têm cura específica.

Neste caso, os vírus seguem seu curso, e o tratamento se limita a medicamentos que aliviam sintomas, como febre, e ajudam o organismo a combater a doença.

Pessoas que o quadro imunológico mais baixo estão mais vuneráveis a doença.


SAIBA MAIS
Ex-prefeito de Ribeirão participa de comissão sobre regulamentação de novo imposto

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Como treinar na onda de calor?





Source link

Leave a Reply