Jornal da Franca – Paixão felina: veja 9 sinais de que seu gato te ama!

Author:


compartilhar no whatsapp

compartilhar no telegram

compartilhar no facebook

compartilhar no linkedin

Difíceis de decifrar, gatos tem maneiras únicas de demonstrar amor; confira nove delas!

gatos

Gatos têm sua própria maneira de demonstrar carinho aos humanos – foto Arquivo

 

Os felinos têm sua própria maneira de demonstrar amor e carinho. Portanto, pode ser difícil identificar se os gatos nos amam da mesma maneira que a gente ama eles.

Isso não significa ser impossível, pois existem, na verdade, diversos sinais dos pets que indicam afinidade, amor e confiança.

1. Seu gato ronrona perto de você

O ronronar dos gatos não é um barulho qualquer dos felinos, podendo ter diversos significados – a depender do contexto e da situação. “Quando um gato ronrona perto de seu dono, ele pode estar sinalizando conforto, segurança e um vínculo positivo”.

“Esse comportamento, geralmente ocorre quando o gato está relaxado e se sente bem”, indica Mariana Agulló, veterinária graduada pela Universidade Anhembi Morumbi.

Ainda, a médica-veterinária da Petlove, Joana Portin, indica que os felinos também podem ronronar quando o tutor volta para casa, sendo uma solicitação de atenção e cuidados.

As especialistas, porém, chamam a atenção para o fato de que os gatos também têm o hábito de ronronar ao serem expostos a situações estressantes ou medo, acompanhado de movimentação da cauda, pupilas dilatadas e pelos eriçados.

“Isso sugere que o ato de ronronar pode ter múltiplas funções, como autocalmante ou uma maneira de comunicar suas necessidades”, diz Mariana.

2. Lambidas e leves mordidas

Você já fez carinho no seu gato e ele retribui com lambidas ou leves mordidas? Esse pode ser outro sinal de seu gato, que quer dizer: eu te amo!

“Uma mordida leve e uma lambida carinhosa, acompanhadas de um comportamento relaxado, tendem a ser sinais de afeto, semelhantes à forma como eles interagem com outros membros de sua espécie para reforçar os laços sociais”, indica Mariana.

Joana ainda indica ser necessário se atentar a dois fatores: contexto e intensidade. Caso acompanhada de irritação ou nervosismo, a mordida também pode ser um sinal de que o felino não está recebendo a atenção necessária, sendo uma tentativa de chamar a atenção para suas necessidades.

“Caso você estiver fazendo carinho e o gato morder com muita intensidade, é também um sinal para parar. Ele pode ter cansado de receber carinho naquela hora ou você está fazendo no lugar errado”, diz a médica-veterinária.

Mas, caso seja em tom leve e de “brincadeira”, é apenas um sinal de diversão – tudo depende do contexto.

3. Ele se esfrega em você

Outro comportamento comum entre gatos é o ato de esfregar ou dar pequenas batidas com a cabeça no dono – e é outro sinal claro de que ele gosta de você.

Isso acontece porque os gatos marcam seu território usando glândulas odoríferas em suas bochechas e sua cabeça.

4. De barriga para cima

Já viu o gato deitado de barriga? A posição de “barriga para cima”, tanto para gatos quanto para cachorros, caracterizam felicidade, conforto e confiança, especialmente por ser uma posição vulnerável para o gato, expondo áreas sensíveis de seu corpo, que eles tendem a proteger de outros seres.

“Seja quando ele dorme, relaxa, seja quando está brincando. Como o seu tutor se relaciona com seu gato é que transmite esse comportamento e qualquer outro de confiança”, diz Joana.

Mariana, porém, dá uma dica: isso não significa que seu gato quer ser acariciado na barriga, podendo estressá-los. Nesse caso, a veterinária recomenda acariciar regiões como o topo da cabeça, o queixo, as bochechas e o pescoço.

5. Amassar o pão

Se tem um comportamento que rouba corações é quando os gatos usam suas patas para “amassar”, seja o dono, seja superfícies, como a cama e os cobertores, parecendo que eles estão sovando uma massa de pão.

“Esse comportamento é algo que os filhotes fazem nas mães para estimular a produção de leite. Já quando um gato adulto amassa você, está expressando carinho e lembranças de quando era filhote”, explica Mariana. Esse momento estabelece uma relação de conexão e aconchego com seu tutor.

6. O gato passeia pelas suas pernas

Se o pet costuma dar passeios entre as suas pernas e te enrosca com a cauda, é um sinal de amor. Segundo Joana, o ato significa que o gato está contente e confortável com a presença dessa pessoa.

“Uma das maneiras do gato socializar e interagir com pessoas é se esfregando nas pernas de pessoas que trazem segurança, conforto e felicidade a ele. Então, se essa pessoa é o tutor, podemos interpretar como amor”.

7. Pequenos tremores ou sacudidas da cauda

Assim como os outros comportamentos, tremores ou sacudidas da cauda podem ter diversos significados em felinos, sendo importante, antes de tudo, entender o contexto da ação.

“Quando um gato abana a cauda de forma sutil, ele pode estar mostrando contentamento ou prazer, especialmente, quando está perto de alguém de quem gosta”, diz a veterinária Mariana.

Em outros contextos, porém, o movimento da cauda também pode expressar outras emoções, como excitação, irritação ou ansiedade.

“O movimento mais acentuado da cauda para ambos os lados demonstra desconforto e a cauda em pé tremendo (acompanhado de outros sinais) pode significar raiva e agressividade”, acrescenta a veterinária da Petlove.

8. O gato traz “presentes”

Os gatos têm como herança o ato da caça, que se tornou dispensável com a domesticação, mas, ocasionalmente, o felino ainda pode caçar um pássaro ou rato por aí.

“É uma forma de demonstrar afeto e, também, de cumprir um instinto. Eles consideram você parte de sua ‘ninhada’ ou de seu grupo, e esses ‘presentes’ podem ser uma forma de compartilhar uma caça bem-sucedida ou de ensinar você a caçar, já que eles veem os humanos como companheiros”, aponta Mariana.

Portanto, existem atenções a tomar na hora de reagir aos presentes. Para não desencorajar o carinho ou confundi-los, evite gritar ou mostrar repulsa, além de não separar ou prender o pet.

9. O gato dorme na sua cama

Dormir com o pet é uma sensação confortável e aconchegante, mas pode existir muito mais por trás. “Os gatos, naturalmente, precisam se sentir seguros para relaxar e descansar”.

“Instintivamente o gato só relaxa e descansa quando ele se sente 100% seguro”, indica Joana. Portanto, se o felino dorme com você, significa que ele tem confiança e segurança.

Fonte: Casa e Jardim




Source link

Leave a Reply