Ex-vereador é condenado por esquema de corrupção no transporte escolar

Author:


A Justiça condenou o ex-vereador Silvano Costa Arruda (Solidariedade) e outras três pessoas envolvidas em um esquema de corrupção relacionado à contratação do transporte escolar em Cajuru, cidade na região de Ribeirão Preto, a penas que variam de 6 a 13 anos de prisão.

Na decisão, portanto, os réus foram considerados culpados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, associação criminosa e falsidade ideológica.

As fraudes aconteceram entre 2022 e 2023 e envolveram o pagamento de propina, uso de influência política de forma indevida e intimidação de empresários do ramo de transporte escolar.

Além do vereador conhecido como ‘Tucura’, também foram condenados Alcir Mencucini, fiscal da Prefeitura na época do ocorrido, Luciano da Silva Justino (irmão do vereador) e o empresário Esmael Fernandes Gomes – veja mais detalhes abaixo.

Em nota, a defesa de Alcir Mencucini afirmou que ele é inocente e informou que vai recorrer da condenação. A defesa dos demais, porém, não foi localizada.

Corrupção

As denúncias de corrupção foram feitas no âmbito da Operação Limpidus, que, por sua vez, apontou fraude em uma licitação de contratos no valor de R$ 2,5 milhões para o transporte escolar. Além disso, o vereador coagiu empresários a repassar linhas do transporte, as quais, posteriormente, foram exploradas de forma irregular para gerar lucro pessoal.

Segundo os documentos, o vereador pagava R$ 500 por mês em propina ao fiscal da prefeitura para que ele ignorasse irregularidades nos ônibus fornecidos pelo irmão do parlamentar à empresa vencedora da licitação.

Após as denúncias, porém, o vereador renunciou ao cargo. Na época do ocorrido, Silvano negou as acusações.

Confira as condenações

  • Silvano Costa de Arruda: condenado a 11 e 1 mês anos de prisão. Acusado de usar influência política para articular fraudes em contratos;
  • Luciano da Silva Justino: condenado a 13 anos de prisão. Apontado por atuar como intermediário e beneficiário direto das fraudes;
  • Esmael Fernandes Gomes: condenado a 7 anos e 8 meses de prisão. Cedeu a empresa como fachada para práticas ilegais. Além disso, ele cedeu uma linha de ônibus a Luciano e entregou cheques usados por Luciano e Silvano na compra de um veículo.
  • Alcir Mencucini: condenado a 6 anos e 1 mês de prisão. Acusado de receber vantagens indevidas ao fazer “vista grossa” para irregularidades. A Justiça também determinou a perda do cargo público dele.

*Com informações da EPTV


SAIBA MAIS

Nova frente fria traz chuva para SP; Veja previsão para os próximos dias contudo,

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Viu essa?

Quantos episódios tem ‘A Vida Secreta do Meu Marido Bilionário’? contudo,





Source link

Leave a Reply