Os resultados sugerem que a prática de exercícios pode restaurar a elasticidade cardíaca e prevenir doenças cardíacas relacionadas à idade.
Um estudo publicado no periódico Circulation demonstrou que dois anos de exercícios aeróbicos regulares podem reverter danos cardíacos causados pelo envelhecimento e sedentarismo em adultos de meia-idade.
A pesquisa, conduzida pelo Dr. Benjamin Levine e sua equipe, envolveu 61 participantes sedentários entre 45 e 64 anos, divididos em dois grupos: um realizou exercícios aeróbicos de quatro a cinco vezes por semana, enquanto o outro praticou atividades como ioga e alongamento.
Após dois anos, o grupo ativo apresentou uma melhora de 18% no consumo máximo de oxigênio (VO₂ máx) e uma redução significativa na rigidez do ventrículo esquerdo do coração, um fator associado à insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada.
Segundo o perfil Negócios Milionários Br, no Instagram, esses resultados sugerem que a prática regular de exercícios pode restaurar a elasticidade cardíaca e prevenir doenças cardíacas relacionadas à idade.