O Banco Central vai lançar no próximo dia 16 de junho o Pix Automático. A nova modalidade do Pix tem o objetivo de facilitar a vida de quem usa, permitindo que pagamentos recorrentes sejam feitos de forma automática.
O Banco Central afirma que a medida vai diminuir o custo operacional e reduzir a inadimplência, além de oferecer uma nova forma de pagamento para os clientes.
Alguns bancos, como o Itaú, já oferecem a modalidade de pagamento desde abril. Já o Banco do Brasil anunciou a novidade a partir do dia 29 de maio.
Como funciona o Pix Automático?
O pagador precisa autorizar uma única vez a operação, sem precisar fazer um novo pagamento a cada nova cobrança.
Empresas como academias, escolas ou serviços de streaming poderão adotar o Pix Automático como forma de pagamento de seus produtos ou serviços.
O pagador autoriza o pagamento das cobranças e define regras, como o valor máximo de cada pagamento e se vai usar ou não linha de crédito.
Periodicamente, nos dias anteriores ao pagamento, a empresa envia cobrança ao banco do pagador.
O banco do pagador agenda o pagamento e notifica o pagador, que pode conferir, antes do pagamento e no aplicativo da sua conta, se está tudo certo.
No dia do pagamento, o banco do pagador efetiva o pagamento da cobrança de acordo com as regras definidas na autorização.
SAIBA MAIS
Gripe aviária pode chegar ao interior de SP? Infectologista explica o cenário
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Como consultar a restituição do IR 2025?