As propostas de Matheus Moreno 

Author:


O vereador Matheus Moreno (MDB) está em seu segundo mandato em Ribeirão Preto. Reeleito com 3.148 votos, nas eleições do ano passado, ele conseguiu um aumento expressivo de eleitores em relação a 2020, quando recebeu 1809 votos. 

Moreno tem forte ligação com a zona Sudeste da cidade e na juventude ocupou diferentes cargos, inclusive a presidência da Associação de Bairro e Moradores da Comunidade do Jardim São José. Também atuou na Associação Comunitária e Cultural do Complexo Urbano Sudeste. 

Atualmente, na Câmara Municipal, ele preside as comissões de Finanças, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tributária e a de Esporte, Cultura, Turismo, Recreação e Lazer. 

 

Tribuna Ribeirão – O senhor recebeu 3.148 votos nas eleições, municipais do ano passado. Um aumento expressivo em relação a sua primeira eleição quando recebeu 1809 votos. Como avalia sua votação e sua eleição?  

Matheus Moreno – Um reflexo de muito trabalho, respeito e compromisso em uma eleição extremamente difícil com grandes nomes, conseguimos quase dobrar nossa votação em relação a eleição anterior, isso nos mostra o reconhecimento e a confiança dos nossos eleitores de que estamos no caminho certo, sendo muito gratificante pessoalmente e profissionalmente, seguimos firmes sempre com respeito as pessoas, e se for da vontade do povo futuramente para projetos políticos mais amplos, seja nas esferas municipais estaduais e federais Desde já a minha mais sincera gratidão a todos aqueles que confiaram e confiam em mim e a todos os cidadãos de Ribeirão Preto. 

  

Tribuna Ribeirão – Em que áreas o senhor pretende centrar seu novo mandato parlamentar?  

Matheus Moreno – Temos mantido uma postura independente no parlamento, valorizando e ampliando sempre, o diálogo e o interesse público, estamos ampliando nosso avanço para toda a cidade. Na primeira legislatura, fiscalização dos cuidados em zeladoria, manutenção e conservação de praças públicas e com a limpeza urbana e a área de cultura, esporte, turismo, recreação e lazer teve nosso olhar, entre outras. Neste segundo mandato, além de manter esses cuidados, um olhar a mais para a boa gestão administrativa do Executivo Municipal, em especial com as finanças públicas, tem merecido nossa atenção, inclusive presidindo a Comissão Parlamentar Permanente de Finanças, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tributária.  

Outro foco que pretendemos dedicar nessa legislatura é ao Terceiro Setor, com a união, ação em rede (interlocução, articulação, integração, cooperação, interatividade e compartilhamento de dados, ações e informações) que levam a troca de experiência, ao não desperdício de recursos disponíveis, e a não sobreposição de atendimentos aos usuários-beneficiários, dinamizando esta ação da sociedade civil organizada à população e uma parceria eficaz com o Poder Público Municipal, na melhoria da qualidade da oferta de serviços e políticas públicas a população.   

 

Tribuna Ribeirão – O senhor preside a Comissão Permanente de Esporte e Turismo da Câmara. O que a Comissão pode fazer para o aumento de espaços públicos de lazer, principalmente na periferia da cidade?  

Matheus Moreno – A Comissão Parlamentar Permanente da Cultura, do Esporte, do Turismo, da Recreação e Lazer, foi uma das que mais atuaram e abriram espaço para escutar a população interessada na 18ª Legislatura – 2021-2024. Nesta segunda legislatura nossa à frente dela, com os demais companheiros vereadores, a tônica é a mesma, e assim tem sido, procurando fortalecer as lutas, reinvindicações e ações para a arte e a cultura, o desporto, o turismo e em especial a recreação e o lazer. Inclusive, mostrando a todos a diferença entre essas duas últimas áreas e o quanto se faz necessário uma política pública para elas, pois recreação é a ação lúdica de diversão, socialização, diversão, alegria e prazer das pessoas, enquanto a de lazer é voltada para o contraponto ao período laboral, ao trabalho das pessoas, focada no descanso, no ócio, na contemplação, na recuperação das forças, no descanso do corpo e da mente, para as próximas jornadas do trabalho.  

Assim, não só a boa zeladoria, manutenção e conservação, mas, o acesso e as condições para a recreação e o lazer da população nos espaços públicos (praças, parques, clubes, ruas e programas de recreação e lazer e outros logradouros públicos), é um dos focos da Comissão, em especial nos bairros de periferia, onde o acesso de mercado a estas condições são mais difíceis as pessoas e demandam a ação pública para assegurá-las a todos.  

 

Tribuna Ribeirão – Há vários anos Ribeirão Preto aguarda a sua transformação, pelo governo do Estado, em Município de Interesse Turístico, o que poderá viabilizar novos recursos para a cidade. Como a Câmara pode ajudar a agilizar este processo?  

Matheus Moreno – Associar-se ao trade de turismo da cidade, em especial no apoio a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Turismo, com certeza. E acionando os diversos deputados e, mesmo ao Governador do Estado, cobrando este reconhecimento, sonhado a muito tempo.  

 

Tribuna Ribeirão – Em sua opinião quais são os dois principais problemas da cidade?  

Matheus Moreno – Saúde Pública e Moradia Digna são, certamente, os dois problemas de maior demanda da população de nossa cidade. Sobre Saúde Pública embora o SUS tenha uma boa estrutura, há demandas reprimidas, em especial a qualidade do acolhimento, investimentos de prevenção e promoção da saúde. Acredito que é necessário fortalecer a atenção primária a ampliação aos acessos a serviços de saúde especializado. Quanto à Moradia Digna, o Programa de Regularização Fundiária e de Produção de Habitações Sociais está há muito tempo pedindo passagem, de forma mais relevante. A Cohab desde que deixou de ser Agente Financeiro, abriu um espaço e acumulou um cadastro de demanda reprimida expressivo e que precisa ser enfrentado pela Administração Municipal, focando investimentos na área, e, em especial sensibilizando os Governos Federal e Estadual a fazê-lo. Muito embora sabemos que temos hoje dificuldades de novas áreas e espaços para esses empreendimentos tem obrigado a verticalização dos projetos. Precisamos que as unidades produzidas tenham tamanhos mais adequados a demanda e condições da parcela mais pobre da população, em especial quanto ao tamanho e número de quartos. Estamos e vamos cada vez mais lutar por isto.  

 

Tribuna Ribeirão – Quais suas expectativas em relação ao governo do prefeito Ricardo Silva?   

Matheus Moreno – Até o momento, o prefeito mostrou ação e atuação inicial nos problemas prementes e, dentro do possível, os enfrentou com galhardia. Estamos aguardando, agora, que aos poucos, comece a focar o desenvolvimento de propostas e ações para os problemas mais estratégicos e estruturais. 

Entre eles, a habitação, transporte coletivo de qualidade, garantia de vagas as crianças em primeira infância próximas de suas casas, uma saúde mais ágil e com recepção mais acolhedora e cordial nas suas unidades, uma assistência social mais atuante. Notadamente, no respeito com as Organizações da Sociedade Civil e com a população mais vulnerável, como as pessoas em situação de rua, refugiadas na cidade, miseráveis e com insegurança alimentar e nutricional. Esperamos um carinho e olhar especial com crianças e adolescentes, pessoas com deficiência e idosos em situação de fragilidade, vulnerabilidade ou risco pessoal, social, afetivo e econômico.   

 

Tribuna Ribeirão – Cite dois projetos de sua autoria em vigência que o senhor considera essenciais para a cidade.  

Matheus Moreno – O Projeto de Lei nº 37/2022, que assegura acompanhante específico a crianças com deficiência ou enfermas e com possibilidade de autocuidados comprometido, matriculadas na Rede Municipal de Ensino, garantindo-lhes o direito à educação, no período em que permanecem na Escola.  

Já o Projeto de Lei nº 47/2025, que dispõe sobre a Permanência do profissional Fisioterapeuta nas maternidades públicas e privadas, para garantir o direito à saúde da mulher e lhe prestar cuidados humanizados.   

Há ainda o Projeto de Lei nº 207/2021, que foi transformado em lei, apresentado junto com outros vereadores que institui o Código de Defesa do Empreendedor, que reputamos importante apoiar e dar suporte a este segmento, em especial dos microempreendedores de nossa cidade.   

Tribuna Ribeirão – Como presidente da Comissão de Finanças da Câmara o senhor é responsável por comandar as audiências públicas do Legislativo municipal sobre a destinação do Orçamento do município para o próximo ano. Como aumentar a participação da população nestas discussões?  

Matheus Moreno – Divulgando, anunciando, utilizado em especial o poder de comunicação social das redes sociais. Fizemos isto na primeira audiência que ocorreu dia 9 de maio, e tivemos uma boa ampliação do número e da representatividade comunitária e de classe dos presentes. Mas, queremos mais. Não só nas discussões da Lei de Diretrizes Orçamentária, mas do Plano Purianual para o período de 2026-2029 e da Lei Orçamentaria Anual. O controle social, a participação popular e o protagonismo comunitário nas políticas e na gestão pública financeira do Município são essenciais.   

 

Tribuna Ribeirão – O que o seu eleitor e a população podem esperar do vereador Matheus Moreno neste mandato?   

Matheus Moreno – Trabalho, respeito e Compromisso com as Pessoas e com as necessidades da População. Uma atuação firme, sempre levando em conta as melhorias necessárias para cidade. Um gabinete e assessoria sempre prontos para atender, acolher e procurar dar todo apoio e suporte possível a quem nos procurar, sendo nosso eleitor ou não. Estamos à disposição da nossa Cidade e buscaremos sempre o melhor para nosso Ribeirão. 



Source link

Leave a Reply