USP aprova ampliação do campus de Ribeirão Preto

Author:


O Conselho Universitário da USP (Universidade de São Paulo) aprovou, na última terça-feira (3), a proposta de ampliação do campus de Ribeirão Preto. Com isso, foi liberada a compra da área de 795,7 mil metros quadrados, onde está sendo construída a nova Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas.

O investimento é de R$ 281 milhões e a USP cederá o terreno para a Secretaria Estadual de Saúde, que será responsável pelo custeio e pela gestão do novo Hospital das Clínicas, com 400 novos leitos.

Além do novo hospital

A área está localizada entre as avenidas Independência e Adelmo Perdizza. Além disso, permitirá o prolongamento da avenida Lygia Latuf Salomão, onde ficarão quatro entradas da nova Unidade de Emergência. O terreno ainda fica próximo do Anel Viário Sul.

O local abriga, hoje, o Hospital Santa Tereza e o Hospital Estadual de Ribeirão Preto, atualmente sob gestão do Estado, que serão incorporados ao Hospital das Clínicas da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) da USP.

O Hospital Santa Tereza será transformado em um Instituto de Psiquiatria e Saúde Mental, com atuação interdisciplinar envolvendo a FMRP, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

O novo instituto também contará com ambulatório especializado em saúde mental voltado aos estudantes da USP, incluindo internações de urgência. O Hospital Estadual de Ribeirão Preto será utilizado como campo de prática acadêmica para os alunos da universidade.

Novos núcleos

O projeto de expansão inclui também a implantação de dois novos núcleos acadêmicos:

  • Um escritório jurídico vinculado à Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, voltado ao atendimento de vítimas de violência, com foco em mulheres e crianças;
  • E um setor de planejamento e gestão hospitalar, vinculado à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), destinado ao apoio à administração dos serviços de saúde.

No mesmo local, a USP deverá criar cinco equipamentos — quatro relacionados à atenção à saúde ligados ao SUS (Sistema Único de Saúde) e um à educação e à biodiversidade — em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, que deverá arcar com as despesas de custeio. São eles:

  • 80 consultórios odontológicos e áreas de apoio, ligados à Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto;
  • Clínica de Enfermagem, que permitirá viabilizar a transição do cuidado da internação hospitalar para o domicílio de usuários com complexidade assistencial de enfermagem;
  • Quadra poliesportiva coberta, sala multiuso para práticas corporais de atividades físicas, sala de musculação, esteiras ergométricas e sala de dança para a promoção de saúde por meio da atividade física ligadas à Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto;
  • Farmácia Universitária Modelo e um Laboratório de Análises Clínicas, ligados à Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto;
  • Museu da Biodiversidade, com proposta de construção de um prédio com área de 5 mil metros quadrados, que terá forte interação com as redes de ensino municipal e estadual de Ribeirão Preto e região.

SAIBA MAIS

Cidades terão consultórios veterinários gratuitos na região de Ribeirão Preto; Veja quais contudo,

FIQUE ON

Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui.

Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802.

VEJA TAMBÉM

Quem foi Nice na primeira versão de ‘Vale Tudo’? contudo,





Source link

Leave a Reply