A licitação para implantação da segunda etapa dos semáforos inteligentes segue suspensa em Ribeirão Preto. A concorrência eletrônica foi publicada em novembro de 2024, mas foi suspensa pelo prefeito Ricardo Silva (PSD) em janeiro deste ano.
Em nota, a Prefeitura de Ribeirão Preto destacou que a licitação foi aberta durante a gestão de Duarte Nogueira e que a transição de governo determinou a suspensão do processo licitatório para realizar uma análise “quanto a real necessidade da contratação e à viabilidade de sua continuidade”.
O comunicado informa que a avaliação segue em andamento. “A Prefeitura reforça seu compromisso com a responsabilidade no uso dos recursos públicos e com decisões baseadas no interesse coletivo, na transparência e na boa gestão”, afirma.
O que é?
A concorrência previa a contratação de empresa especializada do Sistema de Transporte ITS-2 nos corredores das avenidas Dom Pedro I, Saudade, Café, além de adequação nas avenidas Nove de Julho e Diederichsen. O valor máximo estimado era de R$ 34,8 milhões.
O ITS permite a alteração do tempo de semáforo verde nos cruzamentos com congestionamento. Ou seja, se uma das vias estiver com o fluxo maior, vai ter semáforo verde por mais tempo.
A primeira etapa do sistema começou a ser implantada no ano passado nas avenidas Presidente Vargas e Independência, além do túnel José Bonifácio, pelo Consórcio ITS – Ribeirão Preto ao custo de R$ 19,4 milhões.
Em março, foi instalado um Painel de Mensagens Variáveis na avenida Independência, que faz parte do ITS. O painel é utilizado para comunicar informações e alertas sobre o trânsito e o transporte coletivo.
SAIBA MAIS
Vem chuva? Veja como fica o tempo no fim de semana em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Até quando vai a nova frente fria em São Paulo?