Jornal da Franca – Não é camomila: conheça um chá caseiro que ajuda a diminuir a ansiedade

Author:


compartilhar no whatsapp

compartilhar no telegram

compartilhar no facebook

compartilhar no linkedin

Mesmo sendo natural, é bom ter orientação médica, especialmente se você estiver passando por ansiedade, compulsão ou outro problema emocional

Você já deve ter ouvido que suco de maracujá acalma, mas, na verdade, as propriedades mais calmantes estão nas folhas da planta, e não na fruta.

O maracujá pertence ao gênero Passiflora, com mais de 600 tipos, sendo a Passiflora incarnata a mais estudada, por conter maior quantidade de passiflorina — substância com efeito calmante e relaxante.

A passiflorina interage com o neurotransmissor GABA, que tem uma ação depressora do sistema nervoso central, provocando esse efeito calmante, que ajuda a diminuir a ansiedade sem prejudicar as atividades do dia a dia, já que não estimula o sono, por exemplo.

O suco da fruta tem esse efeito de forma bem mais leve, sendo mais perceptível em pessoas sensíveis, como crianças.

Chá é mais potente do que o suco

Estudos mostram que o efeito calmante do maracujá só acontece quando há uma concentração elevada de passiflorina. Por isso, o ideal é usar o chá das folhas ou extratos em cápsulas.

O chá é simples: coloque uma colher (sopa) de folhas verdes ou secas na água quente, mas desligue o fogo antes de ferver e deixe descansar alguns minutos. É importante beber na hora, pois guardar pode causar fermentação.

Segundo o Viva Bem, do UOL, mesmo sendo natural, é bom ter orientação médica, especialmente se você estiver passando por ansiedade, compulsão ou outro problema emocional, para garantir o tratamento correto.




Source link

Leave a Reply