O Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto promove nesta quinta e na sexta-feira, dias 12 e 13 de junho, o “Arraiá dos Bichos” – um evento temático com atividades de enriquecimento ambiental voltadas aos animais silvestres.
A programação será realizada durante o período da manhã e será aberta ao público. Cada ação foi planejada de acordo com o comportamento e as necessidades específicas de diferentes espécies, com o objetivo de estimular seus sentidos, promover o bem-estar e aproximá-los da população.
“É uma forma de aproximar os animais silvestres da sociedade. As ações podem ser acompanhadas pelos visitantes, que interagem com os cuidadores e observam de perto o comportamento dos animais durante o enriquecimento”, explica o responsável técnico Alexandre Gouvea.
Além da programação temática, o Bosque Fábio Barreto celebrará, na sexta-feira, o aniversário de 18 anos do urso-de-óculos Renan. O animal chegou ao zoológico em outubro de 2008 com um ano e quatro meses de idade, vindo de São Carlos.
Desde então, tem recebido cuidados especiais em um espaço adequado, reforçando o papel do Bosque Fábio Barreto como referência no manejo de fauna silvestre no estado de São Paulo. A comemoração do aniversário será realizada na sexta-feira, às 14h30, em frente ao recinto do urso, com direito a parabéns e distribuição de informações educativas ao público.
“O Renan representa a única espécie de urso nativa da América do Sul. Para comemorar seu aniversário, vamos preparar um bolo especial, elaborado conforme sua dieta. Ele é onívoro, então o bolo será feito com banana, aveia, morango, mel e uma cobertura de clara em neve sem açúcar”, detalha Gouvea.
As atividades do “Arraiá dos Bichos” fazem parte do programa contínuo de enriquecimento ambiental do Bosque, que visa oferecer estímulos físicos e sensoriais aos animais, contribuindo para seu bem-estar. Terá início às nove horas e vai até as 11h30 amanhã e até as 14h30 na sexta-feira.
Bosque – O Bosque Fábio Barreto atende de quarta-feira a domingo, das nove horas às 16h30. A entrada é gratuita. O zoo não abre às segundas e terças-feiras, a não ser em datas específicas. Fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Mais informações podem ser solicitados pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.
Quem quiser pode visitar o Jardim Japonês e no Mirante do Bosque Fábio Barreto, reabertos em 19 de junho de 2024, data do aniversário de 168 anos de Ribeirão Preto, após mais de doze meses fechado para obras de revitalização e remoção de árvore que ameaçava o espaço.
Conta com um espaço de área verde de 250.880 metros quadrados onde vivem cerca de 550 animais de 109 espécies, entre aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios. O espaço concentra uma reserva de Mata Atlântica, com árvores centenárias, como perobas, jequitibás, ipês e jatobás.
O Meliponário do Bosque Fábio Barreto foi reinaugurado em 20 de maio, Dia Mundial das Abelhas. Funciona desde 2015 e passou pela primeira revitalização em dez anos. O viveiro conta com 15 colmeias, sendo doze novas, e aproximadamente 20 mil abelhas das espécies jataí, lambe-olhos, marmelada, mandaçaia, iraí, mirim-droryana, além de um nicho especial para abelhas solitárias.
O zoológico de Ribeirão Preto também abriga animais ameaçados de extinção, como arara-azul, ararajuba, suçuarana, lobo-guará, mutum-do-sudeste, urubu-rei, anta, tamanduá-bandeira, jaboti-tinga e tracajá. Outra atração é o Aquário Municipal, com mais de 500 peixes de 56 espécies, distribuídos em nove tanques.
Juntos, os tanques somam 300 metros quadrados e armazenam 186,5 mil litros de água. No local existem 30 espécies de primatas. Também abriga felinos e roedores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos macacos-prego.
No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno). O Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto de Ribeirão Preto ainda conta com lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos, entre outras espécies.
Visitas – Com o objetivo de promover a educação ambiental, o Bosque Fábio Barreto oferece, semanalmente, visitas monitoradas para grupos e escolas, de quarta a sexta-feira, das 13h30 às 16h30, e são conduzidas por educadores ambientais. Os interessados devem realizar o agendamento pelo e-mail [email protected], informando faixa etária, ano escolar, nome da instituição, nome do responsável e a data desejada.
Serviço
Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto
Endereço: rua Liberdade s/nº, Campos Elíseos
Telefones: (16)
3636-2283
e 3636-2513
Entrada: gratuita
Quando: de
quarta-feira
a domingo
Horário: das 9
horas ás 16h30