O outono está na sua reta final. Nesta sexta-feira (20), às 23h42 (horário de Brasília), começa o inverno no Brasil. A estação, no entanto, deve apresentar temperaturas médias a mais elevadas em grande parte do Brasil.
De acordo com os especialistas, os maiores desvios de temperatura estão previstos para as regiões entre o Paraná, Sudeste e Centro-Oeste.
Existe a possibilidade de ondas de frio intensas que podem atingir áreas centrais do país, segundo o meteorologistas Paulo Lombardi, da Tempo OK, contudo, esses episódios não devem ser frequentes.
A tendência é que, especialmente no fim da estação, as temperaturas fiquem acima da média, influenciadas por uma área de alta pressão localizada na costa das regiões Sul e Sudeste.
Temperatura acima ou muito acima da média no inverno
No mapa da empresa de meteorologia, é possível observar que a maior parte do País será impactada por temperatura acima ou muito acima da média, incluindo as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte do Norte.
Durante o inverno, são esperados dias mais secos principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o que intensifica o alerta para a incidência de queimadas e cuidados com a saúde.
Além disso, também são esperadas que muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste possam sentir fortes ondas de frio que eventualmente avançam pelo interior do País.
O sul de Minas Gerais, o Estado de São Paulo, o centro-sul de Mato Grosso do Sul são as áreas mais suscetíveis à geada quando ocorre a passagem das fortes massas de ar frio, de origem polar
acrescenta a Climatempo
Sem influência do El Niño e da La Niña
Neste ano, de acordo com os especialistas, no hemisfério Sul, não haverá a influência de fenômenos como El Niño e nem La Niña.
“A temperatura da água do mar na porção central e leste do Oceano Pacífico equatorial, na Costa do Peru, deve se manter próxima da média. De modo geral, o inverno de 2025 tende a ser mais próximo das condições climáticas médias”, diz a Climatempo.
Outono e suas ondas de frio
No fim de maio, a chegada de uma frente fria seguida por uma intensa massa de ar polar, que teve deslocamento pelo interior do continente, derrubou as temperaturas em diversas cidades do Brasil, incluindo o Estado de São Paulo.
Diversas cidades registraram recorde de baixas temperaturas, incluindo a capital paulista, durante a primeira onda de frio do ano. Em Ribeirão Preto, a menor temperatura registrada foi de 7,7ºC, no dia 30 de maio.
Ainda durante o outono, neste mês de junho, uma segunda onda de frio do ano atingiu o País e provocou queda de temperaturas novamente.
*Com informações de Renata Okumura, da Agência Estado
SAIBA MAIS
Ribeirão Preto recebe série ‘Minaz Jazz’ com performance do grupo ‘Baxô!’
FIQUE ON
Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui.
Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802.
VEJA TAMBÉM
Padilha de ‘A Viagem’ é gay?