Está oficialmente aberta a temporada de festas juninas e é comum as famílias terem dúvidas sobre que comidinhas podem dar para bebês ou crianças bem pequenas nos arraiás
Saiba o que é seguro oferecer para bebês e crianças em uma festa junina – foto Lolly Kinddy Brasil
Está oficialmente aberta a temporada de festas juninas e é comum as famílias terem dúvidas sobre que comidinhas podem dar para bebês ou crianças bem pequenas nos arraiás. “Será que meu bebê pode comer canjica? Milho? Pamonha?”
A boa notícia é que os pequenos podem, sim, participar da mesa junina. Basta fazer algumas adaptações nos pratos típicos para garantir segurança e adequação à fase do bebê.
Segundo a nutricionista materno-infantil Lílian Mendonça, da equipe do Aplicativo BLW Brasil, alimentos tradicionais como milho cozido, canjica e cuscuz podem fazer parte do cardápio dos bebês desde que preparados com alguns cuidados.
“O milho cozido deve ser oferecido com os grãos cortados pela metade ainda na espiga e sem sal. Já a canjica pode ser feita com leite materno ou vegetal, evitando leite condensado e açúcar”.
“Os caldos, por sua vez, devem ser leves, sem embutidos nem sal. São adaptações simples, mas que fazem toda a diferença para a saúde e segurança do bebê”, explica Lilian.
Na abordagem BLW (Baby-Led Weaning), o bebê participa das refeições com autonomia, senta-se à mesa com a família e explora os alimentos com as próprias mãos — respeitando seu ritmo, suas habilidades motoras e seus sinais de saciedade. Essa filosofia pode ser mantida mesmo em contextos festivos.
“As festas são momentos de troca cultural e emocional. Incluir o bebê na celebração, com um pratinho pensado para ele, é uma forma de criar memórias afetivas em torno da comida desde cedo”, reforça a nutricionista Gabriela Guedes, também do time Aplicativo BLW Brasil.
O que evitar nas festas juninas do bebê?
A equipe do aplicativo alerta que alguns alimentos tradicionais das festas devem ser evitados durante a introdução alimentar, por riscos de engasgo, excesso de açúcar ou presença de ingredientes ultraprocessados.
● Pipoca
● Paçoca industrializada
● Doces com mel, açúcar ou leite condensado
● Salsichas, carnes defumadas e churrasco
“Esses alimentos oferecem riscos à saúde e à segurança do bebê, principalmente pela textura inadequada e pelos ingredientes que ainda não fazem parte da alimentação nessa fase”, reforça Lílian.
Fonte: Extra