Ribeirão Preto 169 anos: o segredo da cidade que virou centro de excelência em saúde

Author:


Ribeirão Preto é hoje um dos principais polos de saúde do Brasil. O que se vê no município é resultado de uma estrutura sólida, que combina formação universitária, pesquisa, rede hospitalar pública e privada, além de investimentos contínuos em expansão de serviços e infraestrutura.

A consolidação desse setor se apoia em raízes históricas profundas e em ações estratégicas recentes — como a USP construindo um novo complexo de saúde pública, a expansão do hospital privado da Rede D’Or e o reconhecimento internacional que Ribeirão Preto conquistou pelo tratamento de AVC.

🔍 Essa reportagem faz parte de uma série especial em comemoração ao aniversário de 169 anos de Ribeirão Preto, celebrado no dia 19 de junho de 2025. Clique aqui e veja as outras matérias. 

Livro analisa formação histórica do polo de saúde

Esse percurso de desenvolvimento é tema central do livro “Formação do polo da saúde de Ribeirão Preto: indústrias, instituições e empreendedores”, da historiadora Erika Moretini. A obra explica como o município se transformou em um centro de excelência na área da saúde, destacando o papel de empreendedores locais, instituições de ensino e políticas públicas.

Segundo a autora, esse processo começou ainda no final do século XIX, impulsionado pela riqueza gerada pela cafeicultura.

Ribeirão Preto passou a se transformar em uma cidade moderna, com uma elite econômica interessada em investir em infraestrutura, saúde e educação

afirma Moretini

Ela explica que, ao longo do século XX, a cidade fortaleceu seu perfil como polo da saúde ao reunir setores complementares. “Ela se consolidou como um polo industrial da saúde, combinando o desenvolvimento de universidades, indústrias e serviços médico-odontológicos às políticas públicas locais.”

A historiadora também destaca a articulação entre os diferentes atores como fator determinante para esse sucesso.

O diferencial de Ribeirão foi o modo como conseguiu integrar universidades, setor produtivo e governo local, criando uma base sólida para a inovação e a prestação de serviços em saúde

finaliza

USP – Entre tradição e inovação

A história da saúde pública em Ribeirão Preto está ligada à Universidade de São Paulo (USP). Desde 1952, quando a Faculdade de Medicina se instalou oficialmente, a USP constrói uma trajetória de inovação e compromisso com a assistência e a formação em saúde. No início, a Santa Casa abrigou provisoriamente os atendimentos clínicos.

Pouco depois, em 1953, um convênio com a Fundação Sinhá Junqueira viabilizou o uso do prédio na rua Bernardino de Campos, permitindo o funcionamento do futuro Hospital das Clínicas (HC).

A construção da sede própria do HC, no Campus Monte Alegre, começou em 1963 e, após interrupções, foi concluída em 1979. Nesse intervalo, o hospital consolidou sua importância, realizando feitos pioneiros como o primeiro transplante de rim com doador cadáver na América Latina, em 1968.

Dando continuidade a esse legado, a USP e a Prefeitura de Ribeirão Preto anunciaram um novo complexo de saúde pública na zona Sul da cidade, com 780 mil m², que incluirá um Hospital das Clínicas com 400 leitos, centros de reabilitação, unidades de saúde mental, pesquisa e ensino.

Com investimento inicial de R$ 281 milhões e operação custeada por Estado e município, o novo complexo será entregue em etapas, sem prazo final definido.

Novo hospital da Rede D’Or

A construção do Hospital São Luiz Ribeirão Preto, da Rede D’Or, é outro ponto de expansão no sistema de saúde da cidade. O empreendimento está em andamento dentro do Ribeirão Shopping, na zona Sul, e deve ocupar uma área de mais de 37 mil m².

Na primeira fase, será entregue uma unidade hospitalar com 138 leitos, pronto atendimento adulto e pediátrico, UTIs e centro cirúrgico. A segunda etapa prevê a construção de uma torre hospitalar com 10 andares, que elevará a capacidade para 290 leitos e incluirá diagnóstico por imagem e consultórios ambulatoriais.

O acidade on tentou contato com a rede D’or, mas não houve retorno até a publicação deste material.

Reconhecimento

O reconhecimento de Ribeirão Preto como a 1ª Cidade Angels no mundo no tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) reforça a qualidade da rede de atenção local. A certificação é concedida pela Angels Initiative, organização internacional presente em mais de 140 países e voltada à melhoria do atendimento ao AVC em comunidades locais.

O título reconhece o comprometimento da cidade com a melhoria contínua na linha de cuidado do AVC, envolvendo hospitais, profissionais de saúde e políticas públicas integradas. O programa está ativo no Brasil desde 2017 e é adotado por mais de 8 mil instituições de saúde no mundo.


SAIBA MAIS

Ribeirão Preto 169 anos: Terra da ciência, berço do Genoma SUS

FIQUE ON

Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui.

Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802.

VEJA TAMBÉM

Quem denunciou o padre Fábio de Melo? contudo,





Source link

Leave a Reply