A Colgate-Palmolive anunciou a descontinuação do creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint. A decisão foi publicada no site oficial da empresa e ocorre após investigação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que apura os níveis de aromatizante presentes na nova formulação do produto.
Em março, a Anvisa suspendeu a venda do produto por 90 dias, após o recebimento de um número significativo de notificações sobre efeitos adversos associados ao uso do creme dental.


A Colgate lançou em 2024 a versão mais recente do Colgate Total Clean Mint, que passou a utilizar fluoreto de estanho em vez de fluoreto de sódio. A empresa afirma que a fórmula passou por testes com consumidores e recebeu aprovação de órgãos regulatórios internacionais.
Apesar da decisão de interromper a produção, a Colgate declarou que o produto “não apresenta problemas de qualidade”.
Entre os efeitos relatados por usuários estão lesões bucais, sensação de queimação, inflamação nas gengivas, dor e inchaço nos lábios. Em alguns casos, os sintomas causaram afastamento do trabalho, dificuldades para se alimentar e impacto emocional.
A empresa orienta que, caso o consumidor perceba qualquer tipo de desconforto, irritação ou alteração incomum durante o uso, suspenda a utilização e procure orientação odontológica.
SAIBA MAIS
Filmes de ação, música e terror chegam aos cinemas de Ribeirão Preto; Veja estreias
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Maisa Silva e Gabigol estão juntos?