Por Hugo Luque
O Botafogo derrotou o Cuiabá por 1 a 0 na noite desta segunda-feira (30), na Arena Pantanal, pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol foi de Ronie Carrillo, o primeiro do equatoriano com a camisa da equipe.
Foi a primeira vitória do Pantera contra o Dourado na história. Até então, tinham sido disputados oito jogos, com quatro derrotas e quatro empates.
A noite não foi livre de drama para o Tricolor, que correu o risco de ficar atrás no placar quando teve um pênalti contra. Victor Souza defendeu e salvou o conjunto ribeirão-pretano, que não deu sopa para o azar e marcou no segundo tempo.
Com o triunfo, o Bota voltou para a 16ª colocação e deixou mais uma vez a zona de rebaixamento, com 16 pontos – dois de vantagem para o Volta Redonda, que abre a degola.
O próximo desafio pela Série B é contra o Novorizontino, domingo, às 18h30, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet. Antes, pela Copa Paulista, o time alternativo do Pantera encara o arquirrival Comercial, fora de casa, nesta quarta, às 19h.
O jogo
Bem na última rodada, Carlos Eduardo parece ter agradado o técnico Allan Aal a ponto de permanecer entre os titulares e ajudar o Botafogo a manter a solidez defensiva, sobretudo no primeiro tempo. Dono da casa e candidato ao acesso, o Cuiabá tentou pressionar, mas não concluiu em gol.
O Pantera, então, passou a ficar mais confortável em campo e sair mais para o ataque, o que deixou o duelo ainda mais pegado e intenso. Pouco antes do intervalo, Alexandre Jesus, do Tricolor, teria reclamado com a arbitragem sobre um suposto caso de racismo. Atletas das duas equipes se envolveram na confusão.
Na volta do intervalo, com os ânimos menos exaltados, os adversários saíram mais para o jogo. Aos 12 minutos, o prestigiado Carlos Eduardo deixou a bola escapar na grande área, chegou atrasado e cometeu pênalti em Alisson Safira. Derik Lacerda cobrou cruzado e parou em defesa de Victor Souza, que buscou no canto.
O lance deu ânimo aos visitantes. Allan Aal sentiu que o momento era de arriscar mais e lançou a equipe mais para o ataque, sobretudo com a entrada do meia-atacante Marquinho no lugar do volante Sabit. Pouco depois, foi a vez de Carrillo substituir Alexandre Jesus.
Com pulmão novo, o Bota encontrou o gol. Jefferson Nem, que também foi a campo no segundo tempo, bateu rasteiro. O goleiro do Cuiabá espalmou e Carrillo, bem posicionado, conferiu o rebote e deu números finais ao encontro.
As melhores chances foram criadas pelos paulistas, com Jefferson Nem e Marquinho, mas o segundo gol não veio. Com a entrada de Rafael Milhorim, já na reta final, o Pantera terminou o jogo com três zagueiros e muita segurança na retaguarda para colocar mais três pontos na bagagem.
Jornal Tribuna Ribeirão Um Jornal com a cara de Ribeirão! Impresso | WEB | Redes sociais Tribuna Ribeirão - Fone: (16) 3632-2200 - Whatsapp: (16) 98161-8743 Av. Barão do Bananal, 880 - Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto @tribunaribeirao @jornaltribuna @jornaltribunaribeirao @jornalribeiraopreto @noticiasribeiraopreto @meiamaratona @meiamaratonainternacionalderibeiraopreto @meiamaratonatribunaribeirao #TribunaRibeirão #News #Notícia #RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto #ClassificadosTribunaRibeirão #Jornalismo #ClassificadosRibeirão