A entrega dos kits da 13ª Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto (MMIRP), a Corrida do Dino, acontecerá nos dias 11 e 12 de julho (sexta-feira e sábado), no Setor Imigrantes (próximo à Starbucks) do RibeirãoShopping, Av. Cel. Fernando Ferreira Leite 1540, Ribeirão Preto. As provas de 21km, 5km e revezamento acontece no próximo domingo, 13 de julho. A MMIRP é considerada um dos principais eventos esportivos do interior paulista, o evento reúne estrutura profissional, ações sociais e a presença de grandes nomes do atletismo brasileiro.
Serão dois dias de entrega. Na sexta-feira, das 12h às 20 horas e no sábado das 10h às 18 horas. Será necessário levar documento oficial com foto, comprovante de inscrição e termo de responsabilidade assinado. O termo está disponível no site www.mmirp.com.br.
A prova
A prova terá largada e chegada também no RibeirãoShopping. Neste ano acontecerá no estacionamento descoberto do Carrefour. Os percursos são planos e urbanos, com aferição oficial da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da World Athletics. A prova tem supervisão da Federação Paulista de Atletismo. O trajeto favorece marcas expressivas, o que atrai corredores de elite em busca de desempenho competitivo.
A elite da prova largará às 6 horas. Logo em seguida, às 6h05 acontece a largada dos PCDs e às 6h10 os demais atletas.
Em 2024 a prova contou com atletas inscritos de sete países, 15 estados brasileiros e o Distrito Federal, representando 173 cidades.
Mais uma vez a prova distribuirá premiação em dinheiro para os dez primeiros colocados da elite nos 21 km e para os cinco primeiros colocados da categoria amadora geral, nos 21km. Os três melhores atletas por faixa etária na meia maratona receberão medalhões personalizados.
Compromisso social
A Meia Maratona de Ribeirão também é marcada por iniciativas de responsabilidade social e ambiental. A organização promove ações de ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), como campanhas de reciclagem, arrecadação de alimentos, feira de adoção de cães e gatos, e atividades educativas em parceria com a RP Mobi e o Corpo de Bombeiros, por exemplo.
Durante o evento, também são realizadas campanhas de doação de sangue para os bancos da cidade e arrecadação de recursos para o Hospital do Câncer de Ribeirão Preto. Em 2025, uma das novidades será a campanha de arrecadação de tênis em bom estado, destinados a projetos sociais ligados ao esporte. A inclusão de atletas com deficiência e o combate ao racismo também integram o compromisso da prova com a diversidade.
Calendários oficiais
A Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto está, por lei, nos calendários de eventos esportivos de Ribeirão Preto (Lei 12.686, de 27 de outubro de 2011, de autoria do vereador José Carlos de Oliveira) e do estado de São Paulo (Lei 15.894, de 17 de setembro de 2015, de autoria do deputado Baleia Rossi).
A Meia de Ribeirão reúne patrocinadores tradicionais e de peso, como o RibeirãoShopping e CAIXA – Governo Federal, Brasil – União e Reconstrução, na categoria Master e GS Inima Brasil, Rede Ideal, Savoy Leilões na categoria Premium, além de uma grande rede de apoio logístico e parceiros de mídia como Viva Mídia OOH, rádio Diário FM, gráfica New Cores, DTP Comunicação Visual e Fonte Assessoria de Imprensa.
A prova também mantém uma parceria com o Convention & Visitors Bureau, entidade presente em 140 cidades brasileiras. Além disso, tem apoio logístico da Polícia Militar, Secretaria de Esportes, RP Mobi, Guarda Civil Metropolitana, Estre e KA2RP Eventos.
Revezamento nos 21 km: corrida em dupla, emoção dobrada
Novidade será para duplas masculinas, femininas ou mistas
A 13ª Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto também é espaço para quem prefere dividir a distância, mas não a emoção da conquista. A prova contará com a modalidade revezamento em duplas nos 21 km, para duplas masculinas, femininas ou mistas. Haverá premiação com troféus para os cinco primeiros colocados (tempo bruto).
FORMATO
O formato é simples, mas exige atenção às regras de transição para garantir o bom andamento da prova e a segurança dos atletas.
A largada será feita normalmente pelo Corredor 1, que iniciará o percurso. Enquanto isso, o Corredor 2 deverá se dirigir diretamente ao ponto de transição, localizado na Avenida Presidente Vargas, antes do portão que dá acesso ao pórtico de largada e chegada. O local estará sinalizado e fechado.
Atenção: o Corredor 2 deve obrigatoriamente estar na área de transição até às 6h40, meia hora após a largada da categoria amador. Após esse horário, não será mais permitido o acesso e a dupla será automaticamente desclassificada.
Depois de completar sua parte, o Corredor 1 poderá, se desejar, sair momentaneamente da área de transição — por exemplo, para descansar ou ir até a tenda de sua assessoria. No entanto, é obrigatório que ele retorne à área de transição a tempo de acompanhar o Corredor 2 no trecho final. A dupla deverá cruzar o pórtico de chegada junta, selando a parceria do início ao fim.
O revezamento é ideal para amigos, casais e colegas de equipe que querem viver a experiência da Meia de Ribeirão dividindo esforços, mas multiplicando as emoções.
Inscrições até este domingo
As inscrições para a 13ª MMIRP se encerram neste domingo e podem ser feitas pelo site www.mmirp.com.br. Caso haja desistência ou vagas remanescentes novas inscrições serão abertas, no entanto, estas só poderão ser solicitadas pelo e-mail [email protected] e sujeitas a disponibilidade.