
O governo federal anunciou nesta quinta-feira (10) a regulamentação do programa Mover e a criação do programa Carro Sustentável. As medidas reduzem a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos produzidos no Brasil e com maior eficiência ambiental.
O programa Carro Sustentável zera o IPI de carros compactos fabricados no país que atendem a critérios técnicos de sustentabilidade. Para obter o benefício, o veículo deve:
- Emitir menos de 83 gramas de CO₂ por quilômetro;
- Ter mais de 80% de materiais recicláveis;
- Ser produzido no Brasil, com etapas como soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem realizadas no território nacional;
- Estar dentro da categoria de carro compacto.
E os demais veículos?
Para os demais veículos, o decreto estabelece um novo modelo de cálculo do IPI, que começa a valer em 90 dias. A tabela parte de uma alíquota base de 6,3% para veículos de passeio e 3,9% para comerciais leves.
O percentual poderá variar conforme critérios como:
- Eficiência energética;
- Tecnologia de propulsão;
- Potência;
- Nível de segurança;
- Índice de reciclabilidade.
Modelos com melhor desempenho nesses critérios pagarão menos imposto, já aqueles com desempenho inferior sofrerão acréscimos na alíquota. A estimativa é que cerca de 60% dos veículos vendidos no Brasil em 2024 se enquadrem nas faixas de redução.
De acordo com o governo, o decreto não altera o orçamento previsto e não causa impacto fiscal.
SAIBA MAIS
INSS inicia reembolso de desconto indevido no dia 24; veja como solicitar contudo,
FIQUE ON
Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui.
Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802.
VEJA TAMBÉM
Por que o Natiruts está se despedindo? contudo,