‘Momento é de firmeza com equilíbrio e sensatez’, diz Baleia Rossi sobre tarifa de Trump ao Brasil

Author:


A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciada nesta quarta-feira (9), gerou repercussão em todo o país, inclusive em Ribeirão Preto.

Com isso, governantes e ex-governantes do município se manifestaram sobre a medida, que passa a valer a partir de 1º de agosto – veja abaixo. Além deles, diversas entidades demonstraram preocupação com os efeitos do “Tarifaço de Trump”.

O deputado federal Baleia Rossi (MDB), membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, defende que o país deve agir com firmeza, equilíbrio e bom senso.

Além disso, ele afirma que “medidas extremas dão menos resultados do que diplomacia assertiva, sem jamais abrir mão do que rege a Constituição de 1988 sobre soberania nacional”. Confira:

Manifestações

Na visão do deputado estadual Léo Oliveira (MDB), a decisão do presidente dos EUA é preocupante e pode afetar diretamente os setores brasileiros, em especial o agronegócio e as indústrias da região de Ribeirão Preto.

“São Paulo representa mais de 40% das vendas brasileiras aos EUA. E hora de equilíbrio e responsabilidade. Apoio a postura técnica e firme do governador Tarcísio de Freitas na defesa da nossa economia, do campo e dos empregos paulistas”, afirmou o deputado.

Em nota encaminhado ao acidade on, o atual prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD), reforçou que sua prioridade é a gestão municipal, contudo, “manifesta a expectativa de que o impasse envolvendo a taxação do Governo Trump seja resolvido da melhor forma possível para o Brasil, com equilíbrio e diálogo em defesa dos interesses nacionais”.

Já o ex-prefeito Duarte Nogueira (PSD), disse que “a ideologia jamais pode se sobrepor aos interesses do Brasil” e destacou a importância de respeitar as instituições brasileiras, “condição básica para a democracia”.

“A ideologia jamais pode se sobrepor aos interesses do Brasil. Respeitar as instituições, em especial o Judiciário, é condição básica para a democracia. O Brasil é soberano – e deve exercer sua soberania com responsabilidade, equilíbrio e coragem. Esse é o meu posicionamento diante dos fatos que envolvem nosso país no cenário internacional. O Brasil precisa de líderes comprometidos com a estabilidade, a verdade e o futuro de nossa nação”, declarou Nogueira.

A reportagem procurou o deputado estadual Rafael Silva (PSD) e aguarda um retorno.

Impacto no agronegócio

No agronegócio, setor muito forte na região de Ribeirão Preto, o açúcar, café, suco de laranja e carne representam os principais itens da pauta brasileira aos norte-americanos. 

De acordo com a ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), as tarifas adicionais vão impactar negativamente toda a cadeia produtiva exportadora do Agro Brasileiro.

A entidade acentua não existir justificativas econômicas para as novas tarifas dada a realidade de anos com superávit norte-americano no comércio com o Brasil, reconhecidamente um parceiro comercial estabelecido e confiável.

Abag

A associação ainda diz que “espera por uma solução diplomática nas tratativas bilaterais antes de primeiro de agosto, e reafirma que se trata de uma questão política que precisa ser debatida entre os países. Afinal, tal ação não vai só desfavorecer o exportador brasileiro, mas também o próprio consumidor americano”.

Tarifaço de Trump

Donald Trump enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quarta-feira, anunciando a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras ao país norte-americano.

No documento, o republicano justifica a medida citando o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no STF (Supremo Tribunal Federal ) por tentativa de golpe de Estado. Além disso, Trump afirma que a taxação ocorre devido a um déficit comercial na balança comercial com o Brasil.

Após o anúncio, Lula afirmou que o “Tarifaço de 50%” será respondido com a Lei de Reciprocidade Econômica. Através do X, o presidente defendeu a soberania do país e disse que é falsa a alegação de Trump de que a taxação seria aplicada em razão de déficit na balança.

*Com informações de Pedro Rafael Vilela e Luciano Nascimento, da Agência Brasil


SAIBA MAIS

Ribeirão Preto apresenta nova proposta sobre sossego público após veto a projeto das adegas

FIQUE ON

Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui.

Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802.

VEJA TAMBÉM

Qual foi a preparação de Jeremy Allen White pra viver Bruce Springsteen?





Source link

Leave a Reply