
Segundo astrônomo coordenador do Projeto Exoss, tratou-se de lixo espacial reentrando na órbita terrestre
Por: Adalberto Luque
Um motorista por aplicativo gravou, na madrugada desta quinta-feira (10), o que julgava ser um meteoro cruzando os céus de Ribeirão Preto. O avistamento foi filmado pelo motorista Bruno por volta de 02h50.

Ele descreve o trajeto da luz vista no céu, vindo do norte para o sul da cidade. Bruno filmou a cena. Bruno estava na marginal esquerda da Rodovia Ribeirão Preto a Bonfim Paulista, de acordo com seu aplicativo.
Segundo o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss e parceiro do Observatório Nacional, não foi um meteoro, mas sim lixo espacial que muitos moradores de Ribeirão Preto viram.

Ele acredita que, pelo horário e trajetória, trata-se do satélite Illuma T 60181, que teria feito sua reentrada na órbita terrestre e pode ter sido visto na região de Ribeirão Preto neste horário. Mas a rota da reentrada ocorreu mais próximo a Franca, a 80 km de distância.
A princípio, são raras as chances de algum detrito de lixo espacial cair em área habitada. “É muito raro um detrito de lixo espacial sobreviver à reentrada. Ele se fragmenta muito. Mas acontece. Já aconteceu, no Brasil, algumas vezes. Lá fora também. É possível cair numa zona habitada, isso não está descartado. Mas é muito raro”, explica De Cicco.
Segundo o astrônomo, à medida em que se lançam mais satélites, mais satélites acabam fazendo sua reentrada e aumentando a possibilidade de lixo espacial cair sobre uma área habitada. Todos os relatos de lixo espacial ou meteoros podem ser feitos pelo link bolido.exoss.org.