A Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto (MMIRP) toma conta das avenidas da zona Sul da cidade neste domingo, 13 de julho, com as provas de 21 km, 5 km e revezamento. Será a 13ª edição em 15 anos de organização. O evento esportivo já se firmou como um dos mais importantes do interior paulista por sua representatividade.
Até a última sexta-feira, o evento contabilizava corredores inscritos de quatro países Brasil Quênia, Uganda e Itália, 15 estados brasileiros e o Distrito Federal, somando atletas de 137 cidades. Com estrutura profissional, ações sociais e presença de grandes nomes do atletismo nacional, a MMIRP reforça seu papel no calendário esportivo do Brasil.
Estrutura e logística
A largada e a chegada acontecem no estacionamento descoberto do Carrefour, no RibeirãoShopping. A elite larga às 6h, seguida pelos atletas PCDs às 6h05, e às 6h10 pelos demais participantes. Os percursos são urbanos, desafiadores e aferidos oficialmente pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e pela World Athletics. A supervisão técnica é da Federação Paulista de Atletismo.
A estrutura favorece o desempenho técnico e atrai corredores de alto rendimento em busca de tempos expressivos. Mas a prova também mantém seu espírito democrático, com espaço para amadores, estreantes e equipes de revezamento.
Reconhecimento aos atletas
A premiação valoriza tanto os profissionais quanto os atletas amadores. Os dez primeiros colocados da elite nos 21 km recebem premiação em dinheiro, assim como os cinco melhores da categoria amadora geral, também nos 21km. Os três primeiros colocados por faixa etária na meia maratona também levam para casa medalhões personalizados.
Tradição e evolução
Mais do que um evento esportivo, a Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto é um exemplo de organização, tradição e crescimento. Em 15 anos de trajetória, consolidou-se como referência de qualidade no cenário das corridas de rua do país, com impacto positivo para o esporte, a economia local e a valorização da cidade como polo de grandes eventos.
Calendários oficiais
A Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto está, por lei, nos calendários de eventos esportivos de Ribeirão Preto (Lei 12.686, de 27 de outubro de 2011, de autoria do vereador José Carlos de Oliveira) e do estado de São Paulo (Lei 15.894, de 17 de setembro de 2015, de autoria do deputado Baleia Rossi).
A Meia de Ribeirão reúne patrocinadores tradicionais e de peso, como o RibeirãoShopping e CAIXA – Governo Federal, Brasil – União e Reconstrução, na categoria Master e GS Inima Brasil, Rede Ideal, Savoy Leilões na categoria Premium, além de uma grande rede de apoio logístico e parceiros de mídia como Viva Mídia OOH, rádio Diário FM, gráfica New Cores, DTP Comunicação Visual e Fonte Assessoria de Imprensa.
A prova também mantém uma parceria com o Convention & Visitors Bureau, entidade presente em 140 cidades brasileiras. Além disso, tem apoio logístico da Polícia Militar, Secretaria de Esportes, RP Mobi, Guarda Civil Metropolitana, Estre e KA2RP Eventos.
Retirada de kits trouxe exposição
Os kits da Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto foram entregues ao longo de dois dias no RibeirãoShopping, em um espaço especial.
Uma exposição com todas as camisas, medalhas e troféus de edições anteriores foi um dos atrativos. Em todo o instante foi possível ver corredores comentando das provas que participou, das camisas e medalhas que tinham. Alguns com as 12 medalhas.
Uma prova com compromisso social
A Meia Maratona Internacional de Ribeirão também é marcada por iniciativas de responsabilidade social e ambiental. A organização promove ações de ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), como campanhas de reciclagem, arrecadação de alimentos, feira de adoção de cães e gatos, e atividades educativas em parceria com a RP Mobi e o Corpo de Bombeiros, por exemplo.
Durante o evento, também são realizadas campanhas de doação de sangue para os bancos da cidade e arrecadação de recursos para o Hospital do Câncer de Ribeirão Preto. Em 2025, uma das novidades é a campanha de arrecadação de tênis em bom estado, destinados a projetos sociais ligados ao esporte. A inclusão de atletas com deficiência e o combate ao racismo também integram o compromisso da prova com a diversidade.