
Aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos por causa de fraudes relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até esta segunda-feira (21) para aderir ao acordo de ressarcimento. Quem aceitar os termos até o fim do dia pode receber os valores de volta ainda nesta semana.
O governo federal anunciou que o primeiro lote de pagamentos começará na quinta-feira, 24 de julho. O plano de devolução dos valores está disponível para segurados que contestaram os descontos e não receberam resposta das associações envolvidas no caso.
A adesão deve ser feita de forma gratuita e diretamente pelo aplicativo Meu INSS. Não há necessidade de enviar documentos adicionais. Após a confirmação, o depósito será feito na mesma conta onde o beneficiário recebe mensalmente a aposentadoria ou pensão.
Como aderir ao acordo pelo aplicativo Meu INSS?
- Acesse o app Meu INSS com CPF e senha;
- Vá em “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” (caso existam pedidos pendentes);
- Leia o comentário final da solicitação;
- No campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;
- Clique em “Enviar” e aguarde o depósito.
Outras situações
Para aposentados e pensionistas que ainda negociam diretamente com as associações, o INSS informou que esses casos estão em análise individual. Além disso, o Instituto aplicará a chamada “contestação de ofício” para grupos em situação específica, mesmo que não tenham feito solicitação formal de reembolso.
Essa medida contempla:
- Idosos com 80 anos ou mais que tiveram descontos iniciados após março de 2024;
- Indígenas;
- Quilombolas.
A expectativa do governo é beneficiar 209 mil pessoas idosas, 17 mil indígenas e 38 mil quilombolas.
SAIBA MAIS
Passeio cultural gratuito transforma cemitério em museu a céu aberto em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui. , contudo
Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802. , contudo
VEJA TAMBÉM
Onde ver os locais de provas do concurso da PF?