Passeio cultural gratuito transforma cemitério em museu a céu aberto em Ribeirão Preto

Author:


Ribeirão Preto recebe neste domingo (27), a partir das 8h45, uma nova edição da visita cultural mediada ao Cemitério da Saudade. A atividade propõe uma nova perspectiva sobre os cemitérios urbanos, destacando seu valor histórico, artístico e cultural.

Pensando na acessibilidade, a edição deste mês contará com a presença de um tradutor de libras (Língua Brasileira de Sinais), permitindo que pessoas surdas também possam acompanhar e aproveitar a experiência.

De acordo com Felipe Souza, organizador do projeto, o objetivo é mostrar que o cemitério não se resume a um espaço de luto e despedida, mas também funciona como um verdadeiro museu a céu aberto.

Com um acervo formado por esculturas, estátuas e monumentos, o Cemitério da Saudade guarda parte importante da memória de Ribeirão Preto

afirma Felipe

A iniciativa faz parte do projeto “Um Ribeirão de Saudade”, conduzido pelo professor e historiador Felipe Gonçalves de Souza, em parceria com a produtora cultural Juliana Bezerra Petrucelli, do grupo Cidade dos Mortos.

Como participar da visita?

A visita é gratuita e aberta a todos os públicos. Para participar, é necessário preencher um formulário on-line – clique aqui. As vagas são limitadas e, quando todas forem preenchidas, o formulário será encerrado.

Ao final do percurso, será servido um café da manhã aos participantes. Durante a caminhada pelo cemitério, copos de água também estarão disponíveis.

Cemitério da Saudade

Inaugurado em 1893, o Cemitério da Saudade abriga túmulos de personalidades que marcaram a história de Ribeirão Preto. O local reúne figuras importantes como o Milagreiro Menino Zezinho, Sinhá e Quito Junqueira, os prefeitos Costábile Romano, Fábio Barreto e Camillo de Mattos, além do jornalista Wilson Toni e do famoso Coronel Quinzinho da Cunha.

Também estão sepultados no local Dom Giovanni Rabaiolli, a Menina da Piedade, as Irmãs Ursulinas, o ator José Velloni (conhecido por atuar em filmes de Mazzaropi), o fundador da Vila Tibério, entre outros nomes simbólicos — incluindo o curioso “túmulo do cachorro”.


SAIBA MAIS

Quem é o novo milionário? Aposta da região de Ribeirão Preto fatura prêmio da Mega-Sena

FIQUE ON

Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui. , contudo

Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802. , contudo

VEJA TAMBÉM

Onde ver os locais de provas do concurso da PF?





Source link

Leave a Reply