
Por Hugo Luque
Na reta final de um primeiro turno marcado por oscilações, o Botafogo recebe o Criciúma nesta quinta-feira (24), às 19h, no Estádio Santa Cruz, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Em momento de baixa, o Pantera conta com o apoio de sua torcida para reagir e fugir da zona de rebaixamento.
Com 18 pontos, o Tricolor perdeu a pouca “gordura” que tinha conseguido depois de uma sequência invicta de quatro jogos e entrou novamente no Z-4. Sem marcar nas últimas três partidas, o ataque é um dos pontos de alerta, enquanto a defesa, que era a grande força da equipe desde a chegada do técnico Allan Aal, também sofreu na última rodada, no tropeço por 3 a 0 diante do Amazonas, fora de casa.
O Criciúma, por sua vez, está na região intermediária da tabela e conta com uma vitória para se aproximar da briga pelo acesso. O Tricolor Carvoeiro soma 23 pontos e vem de triunfos sobre Ferroviária e Atlético-GO.
Na história, foram 13 encontros oficiais entre os times, com quatro vitórias do Botafogo, três empates e seis triunfos do Tigre. Nos duelos mais recentes, pela Série B de 2023, cada lado levou a melhor uma vez.
Para o embate, Aal conta com retornos importantes e terá quase força máxima à disposição. O meia-atacante Leandro Maciel, capitão tricolor, cumpriu suspensão e deve voltar ao 11 inicial, assim como o zagueiro Carlos Eduardo, também de fora do jogo anterior por acúmulo de cartões amarelos. Por outro lado, o meio-campista Alejo Dramisino é quem está suspenso desta vez.
Assim, uma provável escalação tem: Victor Souza; Jeferson, Ericson, Carlos Eduardo e Gabriel Risso; Gabriel Bispo, Sabit e Leandro Maciel; Jonathan Cafu (Robinho), Jefferson Nem e Ronie Carrillo (Alexandre Jesus).
Crise na Copa Paulista
O Botafogo não consegue engrenar na Copa Paulista. O “time B” do Pantera foi derrotado pela Inter de Limeira por 2 a 1 na tarde de quarta-feira, em casa, e perdeu a oportunidade de entrar no G-4 do Grupo 2.
Os visitantes abriram o placar com o Miguel Bianconi, no primeiro tempo. O veterano marcou seu segundo na partida logo no início da etapa complementar. David Braw foi quem diminuiu para o Tricolor.
Com mais um revés, o Bota estacionou na quinta colocação da chave, com cinco pontos, um atrás da quarta colocada Francana. Na próxima rodada, o desafio é contra o líder União São João, fora de casa, na quarta-feira da próxima semana, às 19h.