Ribeirão Preto começa testes com guincho e pátio virtual; Entenda

Author:


A RP Mobi, empresa responsável pelo gerenciamento do trânsito em Ribeirão Preto, começou neste mês de julho os testes com o sistema de guincho e pátio virtual. De acordo com a empresa, Ribeirão Preto é a primeira cidade do Brasil a adotar o sistema.

O novo modelo é utilizado quando os agentes de trânsito flagram veículos com pendências na documentação, como o licenciamento anual.

“A tecnologia permite que o veículo seja mantido sob a guarda do próprio proprietário, mediante a instalação de um dispositivo eletrônico de rastreamento”, explica RP Mobi.

O equipamento conta com sensores de localização, calor, movimentação e violação territorial, funcionando como uma alternativa à remoção tradicional por guincho.

A tarifa do guincho virtual é de R$ 407,22 e a diária do pátio virtual, a partir do quarto dia, é de R$ 40,72.

Como funciona o pátio virtual?

Durante a fiscalização presencial, quando um agente de trânsito identifica um veículo irregular passível de remoção, o condutor poderá optar pela instalação do novo sistema.

Após autorização da autoridade de trânsito, o equipamento de rastreamento é acoplado ao veículo, que deverá permanecer no endereço indicado pelo proprietário até a regularização das pendências.

O processo ocorre da seguinte forma:

Veículo é autuado — O agente identifica e registra a infração.

Instalação do dispositivo — Com autorização, o equipamento é instalado no veículo.

Proprietário como depositário — O condutor mantém o veículo em local fixo, monitorado remotamente.

Regularização — Após o pagamento dos débitos, o rastreador é devolvido e o veículo liberado.

Economia

Em comunicado, a RP Mobi afirma que o sistema é mais prático, econômico e sustentável. Isso porque, evita o uso do guincho tradicional e a estadia dos veículos em pátios, dispensa o pagamento das três primeiras diárias, reduz o deslocamento dos proprietários e garante mais segurança e controle em tempo real.

“Ao escolher essa nova modalidade, o proprietário torna-se o fiel depositário do próprio bem, mantendo o veículo acautelado em local seguro, monitorado por um dispositivo GPS via satélite”, informa.

Durante a autuação, o condutor é orientado a assinar digitalmente, via aplicativo, um “Contrato de Corresponsabilidade Social e Cívica”, formalizando o acautelamento e sua responsabilidade pelo cumprimento das exigências legais.

SAIBA MAIS
Interior de SP recebe alerta da Defesa Civil para alto risco de queimadas; Veja regiões

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
CNH da gente: onde ver a lista de contemplados?





Source link

Leave a Reply