
O que antes se limitava ao “bilhete premiado”, hoje conta com requintes tecnológicos para extorquir dinheiro de idosos
Por: Adalberto Luque
Um dos golpes mais conhecidos aplicados em idosos é o do “bilhete premiado”. Praticado há décadas, ainda não caiu em desuso e, em 7 de maio de 2024, causou um prejuízo de R$ 240 mil a um homem de 77 anos.
O caso foi registrado em Jaboticabal, cidade da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. A vítima foi abordada na rua por um homem que estava com um suposto bilhete premiado e dizia que não poderia receber o prêmio por ter problemas com a documentação.
Enquanto o idoso ouvia a história, outro homem se aproximou e fingiu interesse em ajudar. Com discurso impecável, os dois convenceram o idoso a entrar no negócio: dariam uma quantia em dinheiro ao portador do bilhete e dividiriam o prêmio.
A vítima aceitou participar e acompanhou o segundo homem, supostamente interessado em ajudar, até duas agências bancárias. Em uma, sacou R$ 100 mil, e na outra, mais R$ 140 mil. O valor total, R$ 240 mil, foi transferido à conta do suposto ganhador.
Enquanto o outro homem ia com o portador do bilhete até sua agência para transferir o dinheiro, o idoso ficou com o bilhete e os supostos dados bancários do homem com quem iria dividir o prêmio. Dirigiu-se à Caixa Econômica Federal para fazer o saque. Lá, descobriu que o bilhete era falso.
O caso se soma a muitos outros. O golpe do bilhete premiado continua a fazer vítimas. Mas os golpistas continuam investindo nos idosos e constantemente renovam suas estratégias.
Namoro com “Elon Musk”
Em Toledo, no Paraná, uma idosa foi enganada por criminosos que se passaram pelo empresário Elon Musk. O golpe foi tão elaborado que envolveu até chamadas de vídeo, provavelmente forjadas com uso de Inteligência Artificial. A mulher acreditava estar namorando o bilionário e transferiu R$ 4 mil.
Casos parecidos vêm ocorrendo em outras regiões. Em janeiro de 2025, em Ribeirão Preto, uma idosa de 68 anos perdeu R$ 35 mil após manter contato com um perfil falso de Musk. Ela acreditava falar com o verdadeiro empresário, nascido na África do Sul e radicado nos Estados Unidos. A vítima não quis registrar queixa, mas a família procurou a Polícia Civil.
A aproximação se deu pelas redes sociais, por um perfil com fotos reais do empresário e frases motivacionais. O diálogo começou com uma mensagem de agradecimento por um suposto apoio às atividades dele. A conversa evoluiu, com trocas frequentes de mensagens. Após alguns dias, o “empresário” propôs um investimento em um projeto de internet via satélite para áreas rurais de Ribeirão Preto. A promessa era de retorno garantido, mediante um investimento inicial de R$ 35 mil.
A vítima fez a transferência. Com o passar dos dias, as mensagens foram rareando até cessarem. Em outro golpe semelhante, no mês seguinte, uma idosa de Goiás, de 69 anos, acreditou estar também em um relacionamento virtual com Musk. Fez dois empréstimos e perdeu R$ 154 mil. Mais um caso de estelionato sentimental.
A falsa taxa de entrega
No dia 23 de julho, uma idosa de 70 anos, que havia feito aniversário no dia anterior, recebeu um suposto entregador em sua casa, no bairro Parque das Andorinhas, em Ribeirão Preto. Ele estava de moto, com um embrulho nas mãos, dizendo que se tratava de um presente e que ela deveria pagar apenas uma taxa simbólica de R$ 5,90 pela entrega.
Ela entregou o cartão bancário, e o jovem tentou passar o valor diversas vezes na maquininha, alegando problemas de conexão com a internet. Um vizinho, policial militar aposentado, observou a movimentação e percebeu que outro homem, em outra moto, observava a cena a cerca de 20 metros. Ao se aproximar, esse segundo homem fugiu. O entregador também tentou escapar, mas foi detido.
Na maquininha apreendida, não houve débito na conta da vítima, mas o valor que constaria possivelmente era R$ 5.900, e não R$ 5,90. O suspeito foi preso em flagrante e indiciado por estelionato.
Golpe do falso mecânico
No dia 9 de junho, um idoso, motorista de aplicativo, teve um problema mecânico em seu carro e foi abordado por um desconhecido, que ofereceu ajuda. Após realizar um suposto reparo, o homem cobrou R$ 50. O idoso quis pagar em dinheiro, mas o golpista insistiu em receber por cartão.
A vítima entregou o cartão e o homem inseriu diversas vezes na maquininha, alegando falha no wi-fi. Depois, aceitou os R$ 50 em espécie e foi embora. Mais tarde, o idoso constatou que sua conta havia sido debitada em dois valores: R$ 1.555,55 e R$ 1.888,88. As transações foram feitas sem uso de senha, o que levanta suspeitas de que a máquina estivesse adulterada. Golpes com esse tipo de maquininha são cada vez mais comuns, especialmente com cartões que usam tecnologia por aproximação.
Golpes diversos e recorrentes
De acordo com o Radar Febraban 2024, 40% das pessoas com mais de 60 anos já sofreram ou quase sofreram golpes financeiros, geralmente envolvendo contas bancárias. A cada dia, surgem novas variações, algumas ainda não presentes na região de Ribeirão Preto, mas que merecem atenção para que possam ser evitadas.
Entre os mais comuns:
– Cesta básica, recadastramento e prova de vida: O criminoso, se passando por funcionário de instituição beneficente ou do INSS, informa que o idoso tem direito a cesta básica, ou precisa fazer recadastramento ou prova de vida. Pede dados pessoais e uma foto com o celular do golpista. Com isso, abre contas ou contrai empréstimos em nome da vítima. No caso de recadastramento ou prova de vida, se passa por funcionário do INSS e pede dados pessoais e foto, para usar como biometria.
– Falso advogado ou precatório: O golpista liga dizendo que o idoso tem direito a valores de ações judiciais ou precatórios, mas precisa pagar taxas processuais. A vítima paga e descobre que não há valor algum a ser recebido.
– Sequestro ou parente falso: Os golpistas dizem que um ente querido foi sequestrado e exigem dinheiro via Pix. Outra variação é alguém fingindo ser um parente que trocou de número de telefone. Após breve conversa, pede ajuda financeira. Se o idoso ajuda, o golpista insiste em novos pedidos.
A principal orientação para se proteger desses crimes é sempre desconfiar. Jamais fornecer senhas, dados bancários, cartões ou permitir ser fotografado. Em caso de golpe, é essencial registrar ocorrência na Polícia Civil para investigação e prevenção de novas vítimas.
Idoso tem lei específica
O Estatuto do Idoso, formalmente chamado de Lei nº 10.741/2003, é a legislação brasileira que visa garantir os direitos e a proteção das pessoas com 60 anos ou mais. Estabelece uma série de garantias para assegurar o bem-estar, a dignidade e a cidadania dos idosos, reconhecendo suas necessidades específicas e protegendo-os contra abusos e negligências.
O Estatuto assegura direitos como vida, saúde, alimentação, educação, cultura, esporte, lazer, trabalho, cidadania, liberdade, dignidade e convivência familiar e comunitária.
Idosos têm direito a atendimento preferencial em diversos serviços, incluindo saúde, bancos, transporte, entre outros. Gratuidade no transporte público urbano e semiurbano, com vagas reservadas, e descontos ou gratuidade no transporte interestadual.
Direito a medicamentos gratuitos ou com desconto, especialmente os de uso contínuo, e atendimento especializado com foco em suas necessidades. O Estatuto prevê medidas para prevenir e punir casos de violência, negligência e discriminação contra idosos. A lei reforça o papel da família no cuidado e proteção do idoso, mas também responsabiliza a sociedade e o Estado.
Apesar de tudo isso, nem mesmo o Governo Federal foi capaz de proteger os aposentados na fraude que pode chegar a R$ 6,3 bilhões no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Estima-se que 4,1 milhões de aposentados e pensionistas foram lesados no golpe, envolvendo descontos indevidos em seus benefícios. A investigação aponta para fraudes em acordos de cooperação técnica com associações, resultando em cobranças não autorizadas.
SSP orienta como evitar golpes
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que está empenhada na proteção da população idosa e tem atuado com rigor para coibir práticas como estelionatos e golpes financeiros. Além disso, todas as delegacias do estado estão aptas a atender às vítimas. Os crimes também podem ser registrados através da Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br).
Para ajudar a população a evitar golpes, especialmente no ambiente virtual, a SSP reforça algumas dicas importantes de prevenção:
- Mantenha-se informado: Esteja ciente dos tipos de golpes mais comuns que ocorrem no ambiente virtual, como phishing, fraude em compras online, golpes de romance, entre outros.
- Desconfie de solicitações de informações pessoais: Nunca compartilhe informações pessoais, como senhas, números de cartão de crédito, CPF, etc., através de e-mails, mensagens de texto ou telefonemas não solicitados.
- Verifique a autenticidade dos sites: Ao fazer compras online, verifique se o site é seguro e autêntico. Pesquise opiniões e avaliações sobre a loja virtual.
- Cuidado com e-mails e links suspeitos: Evite clicar em links enviados por e-mails desconhecidos ou suspeitos. Esses links podem redirecionar para sites projetados para roubar informações.
- Fortaleça suas senhas: Utilize senhas fortes, com uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
- Ative a autenticação de dois fatores: Sempre que possível, habilite a autenticação de dois fatores nas suas contas online. Isso adiciona uma camada extra de segurança.
- Tenha cuidado ao compartilhar informações pessoais nas redes sociais: Evite fornecer informações pessoais sensíveis nas redes sociais, como data de nascimento completa, endereço residencial e número de telefone.
- Desconfie de ofertas muito boas para ser verdade: Se uma oferta parecer boa demais, desconfie. Golpistas frequentemente usam ofertas tentadoras para atrair vítimas. Seja cauteloso e pesquise sobre a empresa ou vendedor antes de realizar qualquer transação.
- Mantenha seu software atualizado: Mantenha seu sistema operacional, navegador e programas antivírus atualizados. As atualizações ajudam a corrigir falhas de segurança e proteger seu dispositivo.