Lei municipal não inibiu a prática de rabeiras

Author:



Mesmo após a sanção em 3 de junho, pelo prefeito Ricardo Silva (PSD) da lei municipal que proíbe pegar rabeira na cidade, as infrações continuaram em alta na cidade. Dados da RP Mobi, empresa municipal que gerencia o trânsito na cidade, solicitados pelo Tribuna, revelam que no mês de junho foram registradas 61 infrações.

No acumulado do ano – janeiro a junho -, os casos de rabeira somam 406 registros. Em janeiro foram 67, em fevereiro 37, em março 80, em abril 101, em maio 60 e em junho 61. No mesmo período 88 ônibus tiveram lanternas, placas ou outro tipo de danos causados pelos praticantes destas infrações.
A nova lei, de autoria do vereador Daniel do Busão (PL), estabeleceu como infração a prática de pegar rabeira, seja utilizando bicicleta, patinete, skate ou similares, inclusive os autos propelidos – com tração própria.

Quem for flagrado pegado rabeira terá o equipamento apreendido pelos órgãos de fiscalização, pagará multa de 14 unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp) o que dá um total de R$ 518,28, além de pagar o valor de duas Ufesp pelo recolhimento e uma Unidade por dia pela estadia do veículo recolhido. Este ano cada Unidade vale R$ 37,02. Desde o começo da vigência da lei não foi feita nenhuma apreensão.
Segundo os dados da RP Mobi, neste ano, o bairro com maior incidência de prática de rabeiras são o Ipiranga, na zona Norte que registrou 65 casos na Avenida Dom Pedro I e nas ruas Javari e General Câmara.

Depois vem o Jardim Cristo Redentor, na zona Noroeste, com 46 infrações nas ruas Maria Luiza Fernandes de Sousa Marques e Arthur Furlan de Lazzari de Souza. Na sequência aparece o Parque São Sebastião, na zona Leste com 42 registros, na Rua Pedro Barbieri e o Jardim Juliana, também na zona Leste, com 10 casos na Avenida Dr. Marco Antônio Macário dos Santos. A maioria das infrações foram praticadas entre as 15 e 18 horas e totalizaram 213 nestes horários.

A RP Mobi informou que faz campanhas educativas sobre os perigos e a proibição de se pegar rabeira. “Como medida preventiva, sempre em nossas palestras para crianças e adolescentes alertamos sobre o perigo deste ato. Ainda, realizamos simulações no primeiro semestre, durante o “Maio Amarelo”, alertando os perigos desta prática”, afirmou a empresa municipal.





Source link

Leave a Reply