
Por Hugo Luque
Corinthians e Palmeiras iniciam nesta quarta-feira (30), às 21h30, na Neo Química Arena, a batalha por uma vaga na próxima fase da Copa do Brasil. Os arquirrivais protagonizam o duelo mais esperado das oitavas de final da competição.
Os dois times vivem momentos distintos. O Timão vive crise política e momento de oscilação dentro de campo, enquanto o Verdão, embora não apresente o futebol mais vistoso do país, tem conquistado vitórias desde o retorno da Copa do Mundo de Clubes.
A equipe de Dorival Júnior vem de uma vitória, dois empates e duas derrotas desde a retomada do Brasileirão. Na última rodada, os corintianos empataram com o Botafogo em 1 a 1.
Já os comandados de Abel Ferreira disputaram quatro partidas desde a volta dos Estados Unidos, com três vitórias e um empate. No último fim de semana, os palmeirenses superaram o Grêmio por 1 a 0 e entraram de vez na briga pela liderança.
Retrospecto e escalações
Os rivais entraram na Copa do Brasil apenas na fase anterior, o terceiro estágio, já que estavam na Copa Libertadores – o Alvinegro caiu na terceira fase preliminar, enquanto o Alviverde está nas oitavas de final. O Corinthians deixou pelo caminho o Novorizontino, enquanto o Palmeiras eliminou o Ceará.
Ao todo, foram disputados 385 jogos no Dérbi Paulista, com 136 vitórias do Verdão, 118 empates e 131 triunfos do Timão. Curiosamente, apesar da enorme história do clássico, as duas equipes jamais se enfrentaram pela Copa do Brasil.
No embate mais recente, válido pelo Brasileirão, em abril, o lado alviverde levou a melhor por 2 a 0. Todavia, no único confronto eliminatório entre corintianos e palmeirenses na temporada até aqui, o Alvinegro celebrou o título estadual, em março.
Outro motivo para comemorar na Neo Química Arena é que Dorival Júnior voltará a ter Yuri Alberto à disposição. O centroavante deve formar trio com Memphis Depay e Rodrigo Garro pela primeira vez em quatro meses. A última foi justamente na decisão do Paulista.
Assim, uma provável escalação do Corinthians tem: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, José Martínez, André Carrillo e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto.
Abel Ferreira, por sua vez, não conta com Paulinho, Murilo, Bruno Rodrigues e, provavelmente, Felipe Anderson, todos entregues ao departamento médico. A expectativa, então, é de mudanças, com a possibilidade de estreia entre os titulares do atacante Ramón Sosa.
Um provável 11 inicial do Palmeiras é formado por: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista e Mauricio; Sosa (Allan), Facundo Torres e Vitor Roque.