Prefeitura lança app de teleconsulta

Author:


O prefeito Ricardo Silva (PSD) lançou nesta quarta-feira, 30 de julho, o aplicativo Cuidar+On para teleconsulta. O anúncio ocorreu no Centro Administrativo Prefeito José de Magalhães, sede da prefeitura de Ribeirão Preto. A plataforma foi desenvolvida especialmente para atender às necessidades da população e substituirá o Saúde24h, mantendo todos os serviços já oferecidos e incorporando melhorias na experiência do usuário.

“De qualquer lugar do mundo, o ribeirão-pretano pode ter acesso ao Cuidar+On, que marca um novo momento da saúde digital na cidade. É um avanço importante para aproximar ainda mais os serviços de saúde das pessoas, com uma ferramenta moderna, intuitiva e pensada para a população de Ribeirão”, afirma| Ricardo Silva.

Com a mudança, todos os atendimentos realizados pelo aplicativo Saúde24h passam a ser feitos exclusivamente pelo Cuidar+On. A transição ocorre de forma simples e sem interrupções. Desde o último dia 24, todas as pessoas que passaram por consultas online receberam um comunicado acerca do novo aplicativo, que já está disponível para download no Google Play aos usuários de Android.

Para usuários de iPhone, os atendimentos por WhatsApp, por meio do 0800, continuarão funcionando normalmente até que o aplicativo esteja disponível na App Store, o que será comunicado oficialmente à população. O Cuidar+On faz parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde para fortalecer o acesso remoto aos serviços de teleconsulta com enfermeiros, médicos clínico gerais e psicólogos, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Por meio do atendimento online, o médico pode prescrever receitas e emitir atestados, com agilidade e segurança. Para ter acesso, é preciso ter o cadastro atualizado em uma unidade de saúde de Ribeirão Preto. Os usuários passam por uma triagem com enfermeiros que definem, de forma responsável, se o atendimento pode ser feito por vídeo ou se há necessidade de encaminhamento para atendimento presencial em unidade de saúde.

“A saúde mental é uma das prioridades da nossa gestão. Com o Cuidar+On, oferecemos um cuidado contínuo e humanizado: o usuário pode ser atendido por um psicólogo e dar sequência ao acompanhamento com o mesmo profissional, em até quatro sessões agendadas, fortalecendo o vínculo terapêutico e garantindo um atendimento mais eficaz”, destaca o secretário municipal da saúde, Maurício Godinho.

Para reduzir o tempo de espera e agilizar o cuidado, foram implantadas salas de teleconsulta do Cuidar+On nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) para pacientes que apresentarem sintomas leves. Na chegada à unidade, o serviço é oferecido de forma opcional e a medida visa reduzir o tempo de espera. Os medicamentos prescritos durante a teleconsulta podem ser retirados nas farmácias das UPAs e demais unidades de saúde.

Ribeirão Preto tem quatro postos que atendem urgência e emergência. Um deles é a Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Doutor Marco Antônio Sahão, na rua Franco da Rocha nº 1.270, na Vila Virgínia, também chamada de UPA Sul.

As UPAs são a Doutor Luis Atílio Losi Viana (UPA Leste, avenida Treze de Maio nº 353, Jardim Paulistano), Nelson Mandela (UPA Norte, no Adelino Simioni, avenida General Euclides de Figueiredo nº 295 ) e Doutor João José Carneiro (UPA Oeste, no Sumarezinho, rua Teresina nº 678). Todas são administradas pela Fundação Hospital Santa Lydia.

A prefeitura também está construindo uma UPA municipal no Complexo Ribeirão Verde Será a primeira unidade municipal de pronto-atendimento que vai beneficiar mais de 70 mil habitantes da região. A responsável pela obra é a Laforma Comércio e Serviço Ltda., da cidade de São Paulo (SP). Receberá R$ 14.765.131,91 pelo serviço e terá doze meses para entregar a unidade – começou no final de março.

Para garantir a adesão da população a esse novo momento da saúde digital, uma ampla campanha de divulgação será realizada em toda a cidade. As unidades de saúde já contam com totens, cartazes e panfletos informativos. Também estão sendo distribuídos bottons e ímãs de geladeira. A divulgação inclui ainda inserções em rádio e outdoors em pontos estratégicos do município.

Toda a campanha publicitária é de responsabilidade da empresa Top Med, prestadora do serviço de saúde digital em Ribeirão Preto, e ocorre com custo zero para a prefeitura. A empresa foi contratada, por meio de licitação, para realizar as teleconsultas em Ribeirão Preto, na gestão do ex-prefeito Duarte Nogueira (então no PSDB, hoje no PSD). Foi a vencedora do pregão eletrônico nº 228/2024 pelo valor de R$ 7.249.600 por doze meses de serviço.

 

 



Source link

Leave a Reply