
Por Hugo Luque
Campeão da Copa do Brasil em 2023, o São Paulo recebe o Athletico-PR nesta quinta-feira (31), às 19h30, no Morumbis, pela partida de ida das oitavas de final da competição. Será o primeiro duelo eliminatório de Hernán Crespo em sua segunda passagem pelo Tricolor.
Até o momento, o técnico argentino dirigiu o time paulista somente no Campeonato Brasileiro. Em cinco partidas – todas desde a retomada do nacional depois da Copa do Mundo de Clubes –, o São Paulo conquistou três vitórias, além de ter empatado uma vez e perdido outra.
Os triunfos foram nas últimas três rodadas do Brasileirão, diante de Corinthians, Juventude e Fluminense, respectivamente. A boa fase fez a equipe deixar as proximidades da zona de rebaixamento e subir para a primeira metade da classificação.
Por estar na Copa Libertadores (fez a segunda melhor campanha da primeira fase), o Tricolor entrou na Copa do Brasil apenas na fase anterior, a terceira. Com duas vitórias por 2 a 1, o conjunto são-paulino, ainda comandado por Luis Zubeldía, deixou pelo caminho o Náutico.
Do outro lado, o Athletico vive um de seus piores momentos nos últimos anos. Protagonista no cenário nacional ao longo da última década, com um título da Copa do Brasil (2019) e dois da Sul-Americana (2018 e 2021), além de um vice-campeonato na Libertadores (2022), o Furacão foi rebaixado para a Série B no ano passado e, neste ano, tem sofrido para se manter na briga pelo acesso – é apenas o 11º.
Antes de encontrar o São Paulo, o Rubro-Negro eliminou Pouso Alegre, Guarany de Bagé-RS e Brusque. As equipes já se enfrentaram 71 vezes, incluindo uma final da Libertadores, em 2005, vencida pelo Tricolor. Foram 26 vitórias dos paulistas, 21 dos paranaenses e 24 empates.
Expulso contra o Náutico na volta da fase anterior, o zagueiro Ferraresi é desfalque, assim como os lesionados Lucas (iniciou fase de transição nesta semana), Oscar, Ryan Francisco, Luiz Gustavo e Lucca. Dinenno, recém-contratado, já entrou de campo pelo torneio nacional e não pode jogar.
Com possibilidade de 11 inicial alternativo, Crespo deve levar a campo: Rafael; Alan Franco, Arboleda e Sabino; Maik (Cédric), Bobadilla (Pablo Maia), Marcos Antônio, Alisson (Rodriguinho) e Wendell (Enzo Díaz); Luciano (Tapia) e André Silva (Ferreirinha).