Ataques de pit bull: Saiba como fazer denúncias em Ribeirão Preto

Author:


Ribeirão Preto registrou dois ataques de cães da raça pit bull em um período de oito dias – entre 17 e 25 de julho.

No primeiro caso, no último dia 17, um outro cachorro foi alvo, depois que o tutor de um pit bull teria soltado a guia do animal conduzido sem focinheira no bairro Sumarezinho, na zona Oeste.

No segundo ataque, no dia 25, uma tutora e a sua cachorra ficaram feridas após um pit bull avançar sobre elas em uma praça no Alto da Boa Vista, na zona Sul. O cão teria escapado das mãos de um homem que o conduzia.

Nos dois casos, os cachorros atacados sofreram ferimentos, assim como a tutora no segundo ataque.

O que fazer?

A Prefeitura de Ribeirão Preto informou ao acidade on Ribeirão que orienta a população por meio da Divisão de Bem Estar Animal (DBEA), da Secretaria de Meio Ambiente, sobre maus-tratos a animais, condutas que configuram o crime, o combate à prática, incluindo animais soltos em vias.

No entanto, segundo a prefeitura, conforme lei estadual, compete aos órgãos de segurança pública, como a PM (Polícia Militar), a fiscalização e autuação da circulação de cães de raças consideradas ferozes.

Em caso de denúncias, a prefeitura orienta a população a entrar em contato imediato pelos telefones 190 (Polícia Milittar) ou 153 (Guarda Civil Metropolitana).

Legislação

Pela lei estadual nº 11.531/2003, a condução de cães das raças pit bull, rottweiller, mastim napolitano, american stafforshire terrier e derivadas, em vias e espaços públicos, deverá ser feita com a utilização de coleira e guia de condução. O decreto que regulamenta essa lei também exige o uso de focinheira no caso de centro de compras ou locais fechados de acesso público, eventos, passeatas ou concentrações públicas realizados em vias públicas.

Já a lei municipal nº 9.319/2001 proíbe a circulação, nas vias e logradouros públicos de Ribeirão Preto, de cães das raças american pit bull terrier, american staffordshire terrier e staffordshire bul terrier, mesmo presos e com focinheira.

SAIBA MAIS

Motorista fica em estado grave e cavalo morre após atropelamento em rodovia

FIQUE ON

Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui.

Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802.

VEJA TAMBÉM

O que é síndrome de Fournier?





Source link

Leave a Reply