
O Dia da Cerveja é comemorado nesta sexta-feira (1º de agosto) e, Ribeirão Preto é desde o ano passado a Capital do Chope e das Cervejas Artesanais. O título foi concedido por meio de um projeto de lei aprovado pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas (REP).
A cidade ganhou destaque como um dos grandes polos cervejeiros do Brasil, por conta de uma variedade de estilos. Segundo a última edição do Anuário da Cerveja, divulgado pelo Ministério da Agricultura em 2024, Ribeirão Preto contava com 17 cervejarias registradas – ficando entre as 10 com mais estabelecimentos do tipo no País.
O documento informa que havia 738 rótulos de cervejas registrados em Ribeirão Preto – a cidade também ocupa a 10ª colocação neste quesito.
Cerveja em Ribeirão Preto
A ligação de Ribeirão Preto com a cerveja começou em 1886, com a fundação da primeira fábrica na cidade, a Livi & Bertoldi. No início do século XX, a Cia. Paulista se instalou na cidade e, em 1936, a Choperia Pinguim abriu as portas.
Em 1995, foi fundada a Colorado, a primeira cervejaria artesanal local. Já no século XXI, fábricas como a Invicta, Lund, Pratinha, Walfänger, SP 330, Maltesa, Amarillo, Macumba, entre outras, se instalaram em Ribeirão Preto.
Desde 2016, Ribeirão Preto conta com um polo cervejeiro, que reúne 19 empresas produtoras de cerveja artesanal, que atuam em conjunto para consolidar seu espaço no mercado.
SAIBA MAIS
Ricardo sanciona diretrizes do orçamento de Ribeirão Preto com 140 vetos
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Vai fazer calor no final de semana em SP?