
A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da RP Mobi, realizou, nesta segunda-feira, 4 de agosto, a entrega oficial dos quatro primeiros ônibus elétricos que passam a integrar a frota do transporte coletivo urbano da cidade.
Os veículos fazem parte do programa EcoBus – Mobilidade Sustentável – e foram apresentados durante solenidade em frente a Catedral Metropolitana com a presença do prefeito Ricardo Silva (PSD), do superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, e de representantes das concessionárias do transporte público.
Com tecnologia de ponta, os novos ônibus são totalmente elétricos, não emitem poluentes e proporcionam uma condução silenciosa, ideal para o ambiente urbano. O modelo ANKAI OE-12 tem capacidade para até 78 passageiros (34 sentados e 44 em pé), possui ar-condicionado, wi-fi, entradas USB, plataforma elevatória para pessoas com deficiência e é equipado com sete câmeras internas, garantindo mais conforto e segurança para os usuários.
“Estamos dando um passo importante rumo a um novo conceito no transporte público. São ônibus modernos que permitem a conectividade com o passageiro. A chegada desses primeiros ônibus elétricos simboliza nosso compromisso com a inovação e com a sustentabilidade”, afirmou o prefeito Ricardo Silva.
O prefeito ainda disse que a entrega destes ônibus elétricos é o início de um novo modelo de gestão que olha para o usuário. “Queremos que todos utilizem o transporte coletivo e que estes ônibus levem até onde as pessoas querem chegar”, afirmou.
Segundo Marcelo Galli, superintendente da RP Mobi, os veículos marcam uma nova etapa na mobilidade urbana de Ribeirão Preto. “Estamos trazendo inovação com responsabilidade ambiental e pensando na qualidade de vida das pessoas que utilizam o transporte todos os dias”, destacou.
Após a entrega das chaves simbólicas aos motoristas do transporte público, foi realizada uma volta experimental com os novos ônibus pelas principais ruas do centro da cidade, com a participação de técnicos, imprensa e demais convidados. As quatro primeiras linhas que passaram a operar com os veículos elétricos são: 901 – Norte-Sul 1ª, 904 – Leste-Oeste 2, a 104 – Jardim Canadá e a 305 – Jardim Nova Aliança. Atualmente o Transporte Coletivo de Ribeirão Preto tem uma frota de 334 ônibus que operam 119 linhas.