
A Câmara de Ribeirão Preto aprovou na segunda-feira (4), em primeira discussão, o projeto de lei complementar que permite a mudança nas regras da CIP (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública). A cobrança vem junto com a conta de energia elétrica.
A intenção da prefeitura é utilizar parte dos recursos no novo sistema de monitoramento com IA (inteligência artificial) da cidade, inspirado no Smart Sampa, de São Paulo.
O projeto recebeu 18 votos favoráveis, contra dois contrários. A proposta ainda precisa passar pela segunda votação no Legislativo.
O que muda?
O projeto de lei complementar 27/2025 altera a lei complementar que instituiu a CIP, conforme o artigo 149-A da Constituição Federal, que permite a utilização dos recursos no serviço de iluminação pública e nos sistemas de monitoramento para segurança e preservação de logradouros públicos.
Na justifica do projeto, o prefeito Ricardo Silva (PSD) afirma que pretende instalar um programa de monitoramento por câmeras, uso de softwares avançados e inteligência artificial.
Segundo a prefeitura, a mudança não atrapalha a destinação de recursos para a iluminação pública, nem amplia a destinação dos recursos.
Debate
A vereadora Duda Hidalgo (PT), que votou contra o projeto, disse que o sistema de monitoramento precisa apresentar garantia de proteção dos dados biométricos.
“Não tem como a gente aprovar um projeto sem a segurança de que os dados biométricos sensíveis não vão ser entregues para terceiros”, disse.
A vereadora ainda defende um sistema multimodal com relatórios raciais e de gênero e acordos técnicos de transparência.
Já o líder do governo, Lincoln Fernandes (PL), declarou que isso precisa ser discutido quando o projeto for implantado. “As câmeras de monitoramento têm sido grandes aliadas da polícia”, disse.
“Eu julgo importante debater, mas na hora em que o projeto chegar na casa ou na hora que a prefeitura for implementar”, completou.
SAIBA MAIS
Vem chuva? Terça começa com tempo nublado em Ribeirão Preto; Confira previsão
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Como ativar a internet gratuita da Starlink?