
Ainda segundo levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV SINCOVARP/CDL RP), 67% dos consumidores ribeirão-pretanos irão às compras na quarta data mais importante do calendário varejista; Comércio terá horário especial facultativo de funcionamento na sexta (8) e no sábado (9)
O Comércio Varejista de Ribeirão Preto espera crescimento médio entre 2% e 4% nas vendas de agosto de 2025, mês em que é comemorado o Dia dos Pais. É o que aponta o levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), entidades que representam oficialmente o Varejo de Ribeirão Preto e mais 43 cidades da região.
“Vamos ter um pico de vendas até o Dia dos Pais e depois uma acomodação no restante do mês. O tíquete-médio do presente deve variar entre R$ 250 e R$ 300 reais, nessa que é a quarta data mais importante do calendário varejista. O valor está acima do estimado no ano passado uma vez que, de lá para cá, a inflação provocou alta dos preços”, explica Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDL RP.
Vale lembrar que a projeção de vendas para agosto de 2024 foi para uma de alta entre 3% e 5%, e não se concretizou. Na ocasião, o desempenho teve leve variação positiva de 0,5% na comparação com o mesmo mês de 2023.
CNC
A expectativa de vendas para o Dia dos Pais 2025, em Ribeirão Preto, vai ao encontro da estimativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) que é para um crescimento médio de 3,2% com volume de vendas projetado em R$ 7,84 bilhões no varejo brasileiro. As maiores movimentações tendem a se concentrar em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Intenção de compra
Com base em dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas)/SPC Brasil/Offerwise Pesquisas, o CPV SINCOVARP/CDL RP apurou que 67% dos consumidores ribeirão-pretanos devem ir às compras para o Dia dos Pais 2025. O percentual é próximo do índice nacional que é de 65%.
Mais procurados
Os produtos campeões de vendas no Dia dos Pais 2025, serão roupas, calçados, acessórios masculinos (cintos, carteiras, óculos e etc.), perfumes, artigos esportivos, relógios, celulares/tablets/notebooks, aparelhos de tv e demais eletroeletrônicos, livros, cervejas artesanais, utensílios para churrasco e gourmet. “A tendência é de que os filhos optem por comprar presentes relacionados à personalidade e às necessidades do pai”, diz Galli.
Jornada Figital (Físico + Digital)
O levantamento CNDL/SPC Brasil/Offerwise, aponta que 78% dos consumidores pretendem pesquisar os preços antes de comprar o presente, sendo que 81% farão isso online e 68% em lojas físicas, uma alta de 9% em relação ao ano anterior.
Ambientes de compra
Em Ribeirão Preto, o CPV SINCOVARP/CDL RP projeta que 74% dos consumidores comprarão em lojas físicas, percentual um pouco abaixo da projeção nacional que é de 76%. 44% farão alguma compra online (a projeção nacional é de 43%), usando aplicativos (70%), sites (65%) e até redes sociais, como o Instagram (19%).
Contexto local
Pelo fato de Ribeirão Preto ser uma capital regional de consumo, a tendência é de que milhares de clientes da região venham comprar aqui, tanto no Comércio de Rua quanto nos shoppings, aproveitando para fazer passeios em família. Ainda mais nesse período logo após o dia do pagamento.
Contexto Nacional
Por outro lado, o cenário macro-econômico ainda não está “jogando a favor” do consumo, como deveria. A inflação continua em alta e a taxa de juros (Selic) no patamar de 15% ao ano, encarecendo o crédito. Os níveis de inadimplência e de endividamento das famílias brasileiras também continuam altos. “É um conjunto de indicadores que mostra o enfraquecimento do poder de compra do consumidor diante de preços maiores. O grande ponto de atenção do momento é com a crise tarifária entre Estados Unidos e Brasil, que ainda promete se alongar na expectativa de um acordo”, finaliza o Diego Galli Alberto.
Horário especial de funcionamento
Para o Dia dos Pais, haverá horário estendido de funcionamento no Comércio Varejista de Ribeirão Preto na sexta (8), com abertura facultativa até às 22h, e no sábado (9), com abertura facultativa até 18h, conforme Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre SINCOVARP e SINCOMERCIÁRIOS RP. Os shoppings funcionarão normalmente no sábado (9), das 10h às 22h, e no domingo (10), das 14h às 20h. Apenas o Shopping Santa Úrsula funcionará no sábado (9), das 9h às 21h, e no domingo (10), das 14h às 20h, também segundo a CCT.