De sites clonados a promoções falsas: veja como escapar de golpes no Dia dos Pais

Author:


Comemorado no próximo domingo (10), o Dia dos Pais movimenta o comércio e impulsiona compras em shoppings, lojas de rua e sites. Mas, junto com o aumento das vendas, também cresce o número de golpes. Criminosos aproveitam a data para enganar consumidores e aplicar fraudes digitais e presenciais.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta para diferentes tipos de golpe que se intensificam em datas comemorativas. Um dos mais comuns é a criação de sites falsos que simulam lojas virtuais confiáveis. Os golpistas alteram levemente o endereço eletrônico dos sites conhecidos — como trocar a letra “o” pelo número “0” — para enganar o consumidor.

Outro golpe acontece nas redes sociais, com perfis falsos de lojas oferecendo grandes descontos. Geralmente, são páginas recém-criadas, com poucas interações e muitos comentários positivos falsos.

Além disso, os criminosos enviam mensagens com promoções falsas por e-mail, SMS ou WhatsApp. Ao clicar nos links, o consumidor pode cair em páginas clonadas ou ter seus dados roubados.

Golpe do falso presente

Outro golpe que circula durante o Dia dos Pais é o do falso presente. Os criminosos entram em contato com a vítima dizendo que ela tem um brinde para receber. Durante a entrega, pedem o pagamento de uma suposta taxa por meio de cartão.

O problema acontece quando o golpista apresenta uma maquininha com o visor quebrado ou dificulta a visualização do valor. Assim, consegue cobrar um valor maior ou até descobrir a senha da vítima, trocando o cartão na sequência.

Como se proteger?

Veja algumas orientações da Febraban para fazer compras seguras:

  • Dê preferência para sites conhecidos e verifique a reputação de lojas desconhecidas em páginas de reclamação;
  • Evite clicar em links de promoções recebidos por e-mail ou mensagens. Digite o endereço do site direto no navegador;
  • Desconfie de preços muito abaixo do normal e de promessas de entrega com prazos muito longos;
  • Em redes sociais, verifique se o perfil da loja tem selo de verificação e número de seguidores compatível com a reputação da marca;
  • Prefira o uso de cartões virtuais para compras online. Se for pagar com Pix, confirme todos os dados antes de concluir o pagamento;
  • Nunca entregue seu cartão para outra pessoa inserir na maquininha. Você mesmo deve realizar o processo;
  • Não aceite pagar se o visor da maquininha estiver quebrado;
  • Não forneça dados pessoais em links recebidos pela internet;
  • Não aceite presentes surpresa sem saber quem enviou.

SAIBA MAIS
Idosos são encontrados mortos na zona Norte de Ribeirão Preto

FIQUE ON         

Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui.

Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802.

VEJA TAMBÉM
Quem é o Isaque Corredor?





Source link

Leave a Reply