Número de doadores de sangue recua de 50 para 13 por dia

Author:


O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto inicia agosto em estado de alerta, após julho ter sido marcado por forte queda nas doações. Os estoques continuam 60% abaixo do ideal, mantendo a situação crítica. A instituição volta a convocar a população com urgência: “é preciso engajamento imediato dos doadores para evitar o comprometimento de atendimentos hospitalares e procedimentos que dependem de transfusões”, afirma Micheli Caligioni, captadora de doadores.

Atualmente, o banco tem recebido de 13 a 20 doadores por dia, quando o número ideal seriam 50. A combinação de férias escolares, temperaturas mais baixas e aumento de doenças respiratórias contribuiu para o esvaziamento das reservas sanguíneas, agravando o cenário.

“Entramos em agosto com uma expectativa de retomada nas doações, mas ainda em alerta. Precisamos que os doadores, tanto os habituais quanto os novos, compareçam com urgência. Todos os tipos sanguíneos são importantes neste momento, especialmente o O negativo”, ressalta Micheli Caligioni.

Como forma de agradecer e homenagear os pais que salvam vidas por meio da doação de sangue, a instituição irá oferecer um café da manhã especial no dia 9 de agosto, a partir das oito horas. A ação é uma forma simbólica de reconhecer o gesto solidário que ajuda a manter vidas.

A doação de sangue é um gesto simples que pode salvar até quatro vidas. No entanto, no Brasil, apenas 1,4% da população doa sangue regularmente, segundo o Ministério da Saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que entre 1% e 3% da população de um país seja doadora.

Embora o Brasil esteja dentro desse intervalo, o número ainda é insuficiente frente à crescente demanda hospitalar por hemocomponentes, em situações como cirurgias, emergências e tratamentos de doenças crônicas como cânceres e anemias.

O GSH Banco de Sangue funciona de segunda a sábado, das sete às 12 horas. O endereço é rua Quintino Bocaiúva nº 975, Vila Seixas. Informações pelos telefones (16) 3977-5900 | WhatsApp: (16) 99702-0830. Todos os tipos sanguíneos são necessários neste momento, principalmente os de Rh negativo, que são os que mais estão em falta.

Mesmo quem não sabe qual o seu tipo sanguíneo pode doar, pois, no procedimento de doação é realizado o teste de tipagem. Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente. O GSH Banco de Sangue A unidade atende a doze hospitais públicos e privados da região.

Presta atendimento médico e técnico especializado e fornecendo hemocomponentes aos pacientes que estão internados e precisam de transfusão para se recuperarem. Uma doação pode salvar quatro vidas. A instituição atende doze hospitais na região.

A doação de sangue proporciona chance de vida e esperança aos pacientes internados que necessitam de transfusões.  Entre eles, os que têm anemia falciforme, os que estão em tratamentos de câncer, além das vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes.

Requisitos – Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Para os menores (entre 16 e 18 anos), é necessário o consentimento dos responsáveis.

Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

 



Source link

Leave a Reply