
O “morango do amor” ganhou destaque nas redes sociais, nas confeitarias, festas escolares e lancheiras. A sobremesa, feita com morangos envolvidos em caramelo, conquistou crianças em todo o país. Porém, profissionais de saúde bucal alertam para os riscos que o doce pode causar nos dentes infantis.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) publicou um comunicado sobre os perigos do consumo do “morango do amor”. A casca de caramelo, dura e pegajosa, pode causar fraturas dentárias, deslocar próteses e danificar aparelhos ortodônticos.
As crianças estão entre as mais afetadas. Em fase de troca dos dentes e muitas vezes com aparelhos, elas correm risco maior de sofrer danos ao consumir alimentos duros ou aderentes.
A odontopediatra Maria Clara Lembo, da Associação Israelita Fortunée de Picciotto, em São Paulo, explica que o doce pode causar traumas dentários em crianças.
As crianças têm dentes mais sensíveis e, frequentemente, usam aparelhos ortodônticos. O risco de fratura dentária, deslocamento de peças e até lesões na boca é alto. Além disso, o caramelo adere aos dentes, o que aumenta a chance de cárie
alerta a especialista
Além do impacto mecânico, o alto teor de açúcar favorece a proliferação de bactérias causadoras de cáries, principalmente se a higiene bucal não ocorrer logo após o consumo.
Recomendações
Maria Clara recomenda moderação no consumo, principalmente entre crianças. Orienta cortar o doce em pedaços menores, evitar morder diretamente e reforçar a escovação após o consumo. Para crianças com aparelhos ortodônticos, a recomendação é evitar alimentos desse tipo.
Em caso de acidente, os especialistas recomendam procurar um dentista imediatamente.
SAIBA MAIS
Ribeirão Preto já soma 995 acidentes com escorpiões em 2025; veja como se proteger
FIQUE ON
Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui.
Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802.
VEJA TAMBÉM
Quem é o Isaque Corredor?