
O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, anunciou na tarde desta terça-feira, 5 de agosto, Antonio Carlos Moretti Junior como o novo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Ex-adjunto da pasta, ele já ocupava o cargo em substituição a José Roberto Geraldine Júnior, que deixou o cargo em 17 de junho por motivos pessoais.
Profissional com sólida trajetória, atuou por 38 anos no Banco do Brasil, onde iniciou sua carreira aos 15 anos como menor auxiliar. Ao longo desse período, ocupou cargos estratégicos em agências e diretorias nas cidades de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
É formado em Direito e possui MBAs pela Fundação Getúlio Vargas em Direito da Economia e da Empresa, além de Executivo em Negócios Financeiros e Práticas de Gestão para Resultados Sustentáveis, pela Universidade Corporativa do Banco do Brasil.
Com ampla experiência no setor financeiro, formação jurídica e vivência em gestão, Moretti assume o desafio de fortalecer o planejamento urbano de Ribeirão Preto, com foco em eficiência, desenvolvimento sustentável, inovação e modernização da administração pública.
Em 4 de julho, Silva nomeou o jornalista Jean Vicente como novo secretário de Governo, em substituição ao também jornalista, poeta e cientista político João Augusto do Carmo, que deixou o cargo na mesma data de Geraldine Júnior para se dedicar a novos projetos profissionais.
Jean Vicente já ocupava a função de secretário adjunto da pasta Já são três mudanças no secretariado de Ricardo Silva em cerca de sete meses de governo. Em março, Walter Telli, anunciado pelo prefeito janeiro como secretário de Obras Públicas de Ribeirão Preto, assumiu o cargo.
Ele não havia assumido oficialmente a função devido aos trâmites para afastamento do cargo de técnico federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Com a posse de Telli, Juliana Ogawa, que acumulava a interinamente a pasta, ficou no comando apenas da Secretaria Municipal de Infraestrutura.