
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira vermelha patamar 2 permanecerá em setembro, mantendo o acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de energia.
A decisão se deve à necessidade de acionamento das usinas termelétricas, mais caras, devido à baixa quantidade de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas.
O que diz a Aneel?
Segundo a Aneel, os níveis de água nas usinas permanecem abaixo da média histórica, o que reduz a capacidade de geração hidrelétrica. Para garantir o fornecimento de energia, o sistema precisa acionar termelétricas, elevando os custos de geração.
O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, reflete os custos variáveis da produção de energia elétrica. Quando a bandeira é verde, não há acréscimos na conta. Já as bandeiras amarela e vermelha indicam aumento nos valores, proporcional ao consumo de energia.
Histórico
Nos últimos meses, as contas de luz enfrentaram variações: junho e julho registraram bandeira vermelha, enquanto agosto aplicou o patamar 2. Com a manutenção do mesmo patamar em setembro, os consumidores precisam se preparar para o acréscimo na fatura.
SAIBA MAIS
Chuva marca a manhã em Ribeirão Preto; Interior de SP tem alerta de temporais
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quais são os 10 maiores bilionários do país?