Formadores de chapéu: Profissão ‘desconhecida’ ganha fama na Festa do Peão de Barretos

Author:


Um dos maiores símbolos da moda sertaneja, o chapéu segue em alta e presente no look de grande parte do público e artistas da 70ª edição da Festa do Peão de Barretos.

Neste ano, uma nova tendência acrescentou ainda mais elementos para essa cultura: a formatação do chapéu. A ação de moldar o adereço na forma ideal da cabeça é antiga, mas os estandes e os trabalhadores especializados neste serviço aumentaram (e muito) no Parque do Peão em 2025.

O acidade on Ribeirão conversou com alguns destes profissionais. Leonardo Ostetti veio de Nova Esperança, no interior do Paraná, para Barretos para realizar o trabalho. Ele disse à reportagem que em um dia moldou mais de cem chapéus, em serviço que varia entre R$60 a R$100.

É uma profissão que muita gente começou a descobrir agora, mas que já existia antes. Geralmente o pessoal compra o chapéu, vem com a forma de fábrica, não gosta e pede para fazer uma forma personalizada. Isso explodiu no Brasil, hoje já formei mais de cem chapéus.

Não à toa, mais do que um acessório, a história do chapéu está relacionada a valores de trabalho e uma cultura caipira secular no interior do Brasil.

Na lida do campo, a peça trata-se quase de uma obrigação, porque além de ser uma característica das vestimentas, também é proteção contra o forte sol. Nos rodeios e festas de peão, o chapéu pode ser acompanhado de lenços, pedras cravejadas, colagem de tecidos e pintura, que dão ainda personalidade.

Personalidade à parte, não existe um chapéu perfeito, pelo menos para Leandro Gomes, formador de chapéus de Loanda, também do interior do Paraná.

Estamos aqui para abrilhantar mais o estilo, as pessoas as vezes estão com o chapéu velho e aí fazemos a reforma. Ou quando compra um novo e não gosta do formato, então abrilhantamos o estilo.

É difícil dizer do chapéu perfeito, vai de custo, tem os mais baratos, mais caros. Vai de custo e estilo também. Difícil falar de um perfeito, todos são bonitos.

SAIBA MAIS
Megaoperação investiga esquema bilionário de combustíveis controlado pelo crime organizado

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
O que é TV 3.0?





Source link

Leave a Reply