
Pantera busca a virada, sofre empate e garante triunfo por 3 a 2 com golaço no fim
Por Hugo Luque
O Botafogo surpreendeu o Goiás e, em uma demonstração de inteligência tática e garra, bateu o Goiás por 3 a 2 neste sábado (30), no Estádio Hailé Pinheiro, a Serrinha, pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O Pantera saiu atrás no placar logo no primeiro minuto, mas buscou a virada com gols de Ronie Carrillo e Marquinho. No segundo tempo, o Esmeraldino empatou, mas Matheus Barbosa, em uma linda finalização de muito longe, garantiu os três pontos para os ribeirão-pretanos.
Com o segundo triunfo consecutivo, o Tricolor deu um importante salto na tabela. A equipe de Allan Aal foi a 28 pontos, subiu para a 14ª posição e, no momento, tem quatro de frente para o Amazonas, que abre a zona de rebaixamento com 24 pontos.
No próximo sábado, às 16h, o Bota volta ao Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet para enfrentar o Athletico-PR.
O jogo
Parecia que seria uma péssima noite para o Botafogo. Logo aos 23 segundos, Wellington Rato finalizou da entrada da área, de primeira, e abriu o marcador para o Goiás. O líder queria abrir vantagem para o Coritiba, que perdeu na rodada.
O baque, no entanto, serviu para fazer o Botafogo despertar. Aos sete minutos, Ronie Carrillo recebeu passe de Jefferson Nem e mostrou que pode substituir Léo Gamalho. Como um centroavante nato, apenas rolou a bola para o fundo da rede.
Depois do tento de igualdade, a partida caiu de ritmo e ficou mais truncada, com muita disputa. O Pantera não correu riscos desnecessários e apresentou inteligência tática.
No segundo tempo, Allan Aal provou que não é só de falar. Adepto do controle da posse de bola e do jogo mais ofensivo, o técnico sacou o volante Gabriel Bispo na volta do intervalo e colocou o argentino Leandro Maciel. Eram dois meias de origem em campo.
O primeiro golpe da metade final do encontro, porém, foi dos mandantes. Welliton foi derrubado na área após driblar Gabriel Risso e sofreu pênalti. O Goiás teve a bola do desempate no pé direito de Anselmo Ramon, mas o atacante desperdiçou.
Logo em seguida, mais um pênalti, agora para os visitantes. Ronie Carrillo foi agarrado na área e o árbitro apontou para a marca da cal. Diferente do Goiás, Marquinho não desperdiçou para o Botafogo e marcou de penalidade máxima pela segunda partida seguida.
Aal, então, sacou o autor do segundo gol para colocar o volante Matheus Barbosa e sustentar a retaguarda. A mudança, que dava indícios de ser defensiva, fez a diferença no ataque posteriormente. Guilherme Queiroz também entrou para fazer sua estreia.
Aos 36, o Goiás finalmente voltou a balançar a rede. De cabeça, Anselmo Ramon não perdoou e balançou a Serrinha, ainda esperançosa com uma vitória.
Mas a alegria esmeraldina durou pouco. Três minutos mais tarde, Matheus Barbosa acertou um lindo chute de muito longe para desempatar. A finalização do volante ainda explodiu no travessão antes de quicar na parte interna do gol e balançar a rede superior.
Mais uma vez inteligente, o Bota soube administrar o tempo, mesmo com os dez minutos de acréscimos, e impediu o Goiás de empatar mais uma vez.