
O homem que pichou quatro suásticas nazistas no muro de residências da rua Luiz de Maio, no bairro Antônio Marincek, na madrugada da última sexta-feira (29), foi flagrado por uma câmera de segurança de uma das casas do local (Veja o vídeo abaixo).
Nas imagens é possível ver o suspeito pichando o primeiro símbolo em um imóvel e, na sequência, atravessa a rua para pichar a casa da frente.
O homem ainda não foi identificado, contudo, a polícia investiga o caso. A prática configura crime de apologia ao nazismo, previsto no Código Penal brasileiro, com pena de reclusão de até cinco anos e multa.
Moradores estão assustados
Há cerca de duas semanas, uma quinta residência no mesmo local já havia sido alvo desse tipo de pichação. Os morados dizem que estão assustados com essa ação e que pretendem registra um boletim de ocorrência.
“Eu estou com muito medo, porque sou uma idosa, moro sozinha. A gente fica com essa preocupação”, disse a dona de casa Ironeide Moreira, em entrevista à EPTV.
Gabriela Rodrigues, diretora da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), explica que essa é uma ação delicada e afirma que a prática é tipificada na lei de racismo.
Essa conduta fere princípios fundamentais da Constituição, como a igualdade entre os povos. A Lei de Racismo tipifica a prática e indica que a divulgação de emblemas que façam apologia ao nazismo constitui crime
Gabriela Rodrigues
A Sociedade Israelita de Ribeirão Preto foi procurada e informou que repudia a ação. Além disso, disse que tomará providências.
Em nota, a SSP (secretaria de Segurança Pública) informou que o 5º Distrito Policial já começou a investigação para identificar quem fez as pichações e o responsável vai responder por apologia ao racismo, crime ambiental e dano ao patrimônio.



*Com informações da EPTV
SAIBA MAIS
Homem é encontrado morto no quintal de uma casa na região de Ribeirão
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quais as obras mais famosas de Luis Fernando Veríssimo?