Evento reforça a importância do protagonismo feminino no agronegócio

Author:



Na última sexta-feira (29), o Taiwan Centro de Eventos foi sede da 3ª edição do Encontro Estadual de Mulheres do Agro, evento realizado pela Comissão Semeadoras do Agro e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) em parceria com o Sebrae. O evento contou com cerca de 3.300 mulheres empreendedoras do ramo do agronegócio, além de representantes governamentais de cidades de todo o País.

O objetivo do encontro foi reforçar a importância das mulheres no ambiente do agronegócio e, para Juliana Farah, presidente da Comissão Semeadores do Agro, esta foi a principal mensagem que o evento buscou transmitir. “Esse momento foi feito para as mulheres empreendedoras. Queremos que elas se sintam importantes desde a hora que chegam aqui e sintam que [a equipe organizadora] estava pensando nelas. E queremos que saiam daqui pensando que podem fazer tudo”, afirmou Farah.

Juliana Farah também ressalta o porquê deste evento ter tanta relevância para mulheres empreendedoras. “A grande importância de todos esses eventos é trazer a coragem para a mulher, porque ela pode! As mulheres sempre estiveram presentes no agronegócio, mas na invisibilidade. […] O trabalho que fazemos aqui é mostrar que elas podem empreender, que tanto elas quanto os homens podem estar no agro e que elas têm as ferramentas necessárias para fazer isso”, disse.

Ana Flávia Silva, gestora estadual do Programa Sebrae Delas, complementou sobre a importância do protagonismo feminino no agronegócio. “Quando a mulher empreende, ela movimenta mais a economia e emprega outras mulheres. A tendência de uma mulher contratar outra mulher é muito maior que a de um homem contratar uma mulher, e isso acaba movimentando toda uma cadeia empregatícia”, concluiu Silva.

Tirso Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) ressaltou que foi “um momento grande e único”. “Elas tiveram um curso de empreendedorismo e tiveram a oportunidade de abrir seu próprio negócio. A mulher precisa ser independente financeiramente, esse é um ponto importante da nossa luta para que ela realmente seja protagonista da própria jornada empreendedora”, concluiu o presidente da Faesp.

Mulheres no mercado empreendedor

O Encontro Estadual de Mulheres do Agro também contou com a presença do diretor técnico do Sebrae, Marco Vinholi, que comentou sobre o peso que o evento traz para o empreendedorismo feminino. “Na última década, as mulheres têm representado mais de 50% das novas ações empreendedoras, e ações como essa as empoderam, além de reafirmar o processo e trazer mais conteúdo para as mulheres empreendedoras”, afirmou.

O evento não só reforça a representatividade feminina no agronegócio, mas também transforma a vida delas, de acordo com Paulo Eduardo Arruda, diretor regional do Sebrae. Segundo ele, o mercado empreendedor foi impulsionado pelas mulheres e tal encontro permite que todas aprendam novas lições, desenvolvam ideias e se aprimorem.

André Ignacio, diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), compartilha da ideia de transformação de vida e acredita que o evento irá estimular o desenvolvimento do agronegócio. “Eu vejo que esse evento pode fomentar a presença feminina no agro. Ela já existe, mas pode crescer bastante”, concluiu Ignacio.





Source link

Leave a Reply