
A campeã olímpica Rosa Mota participou das gravações do documentário “Zeferina – Maria Brasileira”, em Ribeirão Preto. A atleta portuguesa, vencedora da maratona nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988 e seis vezes campeã da Corrida de São Silvestre, gravou cenas em locais simbólicos da cidade, como o Teatro de Arena Jaime Zeiger.

Conexão entre Rosa Mota e Maria Zeferina
A história de Maria Zeferina Baldaia se cruzou com a de Rosa Mota de forma inspiradora. Ao assistir pela televisão a vitória da portuguesa na São Silvestre, Maria decidiu seguir carreira no atletismo.
Em 2001, Rosa enviou uma carta para parabenizar a brasileira por vencer a tradicional corrida de São Paulo. Agora, quase 25 anos depois, Rosa entregou uma nova carta durante as gravações do documentário.
Lançamento do documentário
O filme estreia em dezembro de 2025, ano da 100ª edição da Corrida de São Silvestre. A produção retrata a trajetória de Maria Zeferina, conhecida como a “Corredora dos Canaviais”, desde sua origem no interior paulista até as conquistas nas competições.
A obra também mostra a relação da atleta com referências do atletismo mundial, como Rosa Mota e Margarete Okayo.
SAIBA MAIS
Entenda por que as obras de revitalização da Catedral de Ribeirão ainda não começaram
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
O que Virginia Fonseca falou sobre possível romance com Vini Jr?