Preço do etanol sobe e deve pesar no bolso do consumidor, alerta ANPRP

Author:


Com alta demanda e produção reduzida, o preço do litro do etanol tende a subir das distribuidoras para os postos. Esse aumento deve refletir no consumidor, que poderá pagar mais caro pelo combustível nas bombas.

De acordo com a ANPRP (Associação Núcleo de Postos Ribeirão Preto), o Índice Esalq/USP é um dos indicadores que mostram a tendência de aumento.

Em agosto, o índice registrou alta de 10% no preço do litro de etanol vendido das usinas para as distribuidoras, passando de R$ 2,6239 em 1º de agosto para R$ 2,884 em 1º de setembro.

“Isso cria um efeito cascata. A distribuidora paga mais caro às usinas e repassa a diferença aos postos. E os postos, por sua vez, pagam mais caro pelo litro de etanol e tendem a aplicar o reajuste, na mesma proporção, ao consumidor final, conforme novas remessas chegam com o valor a maior”, explica Fernando Roca, presidente da ANPRP.

Outros fatores

Outro fator que influencia o preço do etanol é o aumento da porcentagem de etanol na gasolina C, que passou de 27% para 30% desde 1º de agosto. A medida foi determinada pelo governo federal na tentativa de conter a alta do preço da gasolina.

Só que o efeito desejado pelo governo não aconteceu, na prática. O preço da gasolina não caiu porque o preço do etanol, em vez de diminuir, acabou subindo. E isso se dá justamente porque a produção do biocombustível diminuiu. Os estoques reguladores estão mais baixos.  Com mais demanda e menos oferta, o preço disparou

Além disso, a moagem de cana na região Centro-Sul do país caiu 8,57% no acumulado até 1º de agosto na safra 2025/26, segundo dados da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia).

Um levantamento da SCA, publicado recentemente pela Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), o Brasil projeta redução de 5% na moagem em relação à safra anterior, que processou 621,9 milhões de toneladas.

O que fazer?

Diante desse cenário, o presidente da ANPRP reforça a necessidade de pesquisar preços e sempre abastecer em um posto de confiança.

“É importante usar a regra de paridade, ou seja, se o preço do litro de etanol equivaler a, no máximo 70% do preço do litro de gasolina, compensará abastecer com etanol”, explica Roca.


SAIBA MAIS

Ribeirão Preto inicia vacinação contra febre amarela em campus da USP

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Quantos filhos Dedé Santana teve com Ana Rosa?





Source link

Leave a Reply