
De acordo com a Polícia Civil, o núcleo financeiro do grupo alvo de uma megaoperação nesta quarta-feira, suspeito de aplicar golpes eletrônicos e lavar dinheiro, ficava em Ribeirão Preto. A quadrilha teria causado um prejuízo de R$ 5 milhões às vítimas.
No total, a operação cumpre 189 mandados judiciais, sendo 57 de prisão e 132 de busca e apreensão no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Pará, Tocantins e Maranhão.
Em Ribeirão Preto, Serrana e Orlândia, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão. De acordo com as informações da EPTV, quatro pessoas foram presas até o momento na região.
Núcleo financeiro
Conforme a Polícia Civil, o núcleo financeiro dessa quadrilha ficava em Ribeirão Preto. O esquema funcionava pelo menos desde 2023. As investigações apontaram que os criminosos acessavam as contas bancárias de duas redes de postos de combustíveis do Paraná para desviar o dinheiro.
Segundo o delegado Emmanoel David, os criminosos utilizavam diferentes métodos para obter acesso a essas contas e pulverizavam os valores, “numa prática de lavagem conhecida por dificultar o bloqueio e o rastreamento”.
Esses valores subtraídos das redes de postos de combustíveis, eles eram transferidos para diversas contas e essas contas, por sua vez, continuavam com a rede de transferências, afim de atrapalhar a identificação dos reais destinatários
Emmanoel informou que os chefes da quadrilha, apontados como os ‘autores intelectuais’ do golpe, já foram presos. Ele destacou ainda que a polícia conseguiu mapear toda a estrutura do grupo criminoso.
*Com informações de Patrícia Bonelli, da EPTV

SAIBA MAIS
Preço do etanol sobe e deve pesar no bolso do consumidor, alerta ANPRP
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM