Farmacêutico é preso em Ribeirão por suspeita de vender medicamentos sem receita pela internet

Author:


Um farmacêutico foi preso em flagrante por suspeita de vender medicamentos de forma ilegal em plataformas digitais, em Ribeirão Preto.

De acordo com a Polícia Civil, Vanderlei Castro, de 39 anos, foi encontrado na casa dele no bairro Parque Industrial Lagoinha, na zona Leste da cidade, na última quarta-feira (04).

Ao cumprirem o mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça, as equipes flagraram o acusado vendendo e administrando o negócio. Segundo as investigações, em apenas um site, o homem teria realizado cerca de 850 vendas entre março e junho deste ano.

No apartamento foram localizados diversos medicamentos, como ansiolíticos, sedativos, estimulantes, inibidores de apetite e antidepressivos. Alguns desses remédios, inclusive, exigem receita retida para serem vendidos.

Eram medicamentos que eram vendidos livremente. Alguns [estavam] em caixas de papelão, dentro do box de uma cama, ou seja, sem qualquer tipo de cuidado, principalmente autorização da vigilância sanitária para que ele pudesse armazenar medicamentos naquele local

delegado Diógenes Santiago Netto

Conforme a apuração da EPTV, Vanderlei Castro tinha registro ativo no Conselho Regional de Farmácia, passou por audiência de custódia e foi liberado. Ele vai responder pelo crime de venda ilegal de produtos farmacêuticos.

Medicamentos estavam e caixas de papelão em um box de uma cama - Foto: reprodução/ EPTV.
Medicamentos estavam e caixas de papelão em um box de uma cama – Foto: reprodução/ EPTV.

Declaração dos produtos

Conforme o delegado Diógenes Santiago Netto, o homem declarava os produtos como relacionados à cosmética e vitaminas, itens que poderiam ser vendidos pela internet sem impedimentos.

“Em algumas plataformas, até quando ele fazia a declaração de conteúdo, ele falava que seriam produtos relacionados à parte cosmética, vitaminas, algo que seria possível vender livremente na internet. Contudo, o conteúdo que era despachado, tratava-se de medicamentos especiais que demandam receita, um acompanhamento médico, e ele fazia de forma livre na internet”, diz o delegado.

A legislação brasileira prevê multa de até 15 anos de prisão pra quem comercializa esse tipo de produto de forma irregular.

O outro lado

A defesa de Vanderlei Castro não foi localizada.

*Com informações da EPTV


SAIBA MAIS

Concurso público do MP-SP tem 13 vagas e salários de R$ 18 mil; Veja como participar

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Onde será a 4ª temporada de ‘The White Lotus’?





Source link

Leave a Reply